Exemplo de memorial descritivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1708 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MEMORIAL DESCRITIVO



1. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA
ARQUITETURA
• Memorial Descritivo para obras
• ARQ- –Planta de Localização
• ARQ- –Planta Baixa, Cortes e Fachada
ESTRUTURAS DE CONCRETO
PRANCHAS
• vigas fundação
• vigas pav. Superior
• vigas de fechamento
• plantas de formas ,detalhes de sapatas, pilares
ELÉTRICO
• ELET:pontos de distribuição, luminárias


HIDROSSANITÁRIO
• HIDRO: Projeto dos Sanitários – hidro - sanitário

2. DESCRIÇÃO DA OBRAS A SEREM REALIZADAS
2.1 DESCRIÇÃO GERAL

O presente memorial descritivo tem por finalidade definir os trabalhos de ampliação da ........... . Serão construídos no local quatro salas de aula e dois banheiros nopavimento superior mais dois banheiros no pavimento inferior. Todos os trabalhos deverão ser executados por pessoal comprovadamente habilitado utilizando-se de ferramental específico para os serviços a que se destinam.Deverão ser rigorosamente seguidas todas as recomendações dos fabricantes/ fornecedores dos materiais especificados.


OBS: TODOS OS MATERIAIS QUE SÃO PARTEINTEGRANTE DESTE MEMORIAL DEVERÃO SER APRESENTADOS PREVIAMENTE ( IN LOCO OU CATALOGO) COM ESPECIFICAÇÕES PARA SER APROVADO PELA FISCALIZAÇÃO. OS PRODUTOS REJEITADOS NÃO PODERÃO SER USADOS NA OBRA.


A OBRA DEVERÁ SER ISOLADA DO RESTANTE DO COLÉGIO, COM TAPUME ADEQUADO, DURANTE A CONSTRUÇÃO PARA EVITAR ACIDENTES.






2.2 NORMAS


Deverão serseguidas todas as normas aplicáveis da ABNT referentes a obras civis.


2.2 DIARIO DE OCORRÊNCIAS


Caberá a empreiteira a manutenção de um diário de ocorrências conforme legislação vigente, permanentemente disponível para lançamentos de ocorrências no local da obra ou serviço no qual deverão ser relatados as condições metereológicas , consultas afiscalização, datas de conclusão de etapas de acordo com cronograma . O relativo diário ficará a disposição da fiscalização para eventual consulta.


3.0- DEMOLIÇÕES E REMOÇÕES


Deverão ser removidos todos os elementos indicados nos desenhos gerais ou quaisquer outros que interfiram com as obras, sob a anuência da Fiscalização.


Descrição dosserviços :


Preliminarmente deverão ser executados os serviços de remoção de telhados e acomodadas as telhas e madeiras em lugar definido pela fiscalização, posteriormente iniciar-se-á a demolição das pilastras e sapatas em concreto juntamente com as vigas anexas. também faz-se necessário o corte e escoramento de uma estrutura metálica que da acessoao ginásio de esportes. Todo o material de entulho deverá ser removido para fora da obra e providenciada a limpeza do referido local.






4.0- FUNDAÇÕES


As fundações da Ampliação da ESCOLA ODILA LENHEN serão do tipo sapata isoladas em concreto armado . O concreto a ser usado será fck-20Mpa e de acordo com a norma NBR 6118. A resistênciade solo para as fundações não pode ser inferior a 3Kgf/cm2.


Após a execução das sapatas de fundação, serão executadas as vigas de baldrame executadas in loco, de acordo com Projeto Executivo.


As armaduras destinadas às estruturas de concreto obedecerão às especificações de projeto.






5.0- ESTRUTURAS DE CONCRETO


Formas :


Deverão serexecutadas em concordância com o projeto estrutural e apresentar perfeita estanqueidade para evitar o vazamento da argamassa. Antes do lançamento do concreto as formas deverão ser molhadas para que não absorvam a água do cimento.


Escoramentos :


Serão empregados caibros ou pontaletes de madeira convenientemente espaçados para apoiar as...
tracking img