Relatorio de quimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2383 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO A Química é a ciência que estuda a matéria, logo as transformações químicas por ela sofridas e as variações de energia que acompanham estas transformações. Ela representa uma parte importante em todas as ciências naturais, básicas e aplicadas.
Desta área do conhecimento, destaca-se o foco teorico-prático, (Bueno e et al, 2004), cita quem, não havendo uma articulação entre os doistipos de atividades, isto é, a teoria e a prática, os conteúdos não serão muito relevantes à formação do indivíduo ou contribuirão muito pouco ao desenvolvimento cognitivo deste.
Ao iniciar a fase prática no estudo da Química, dá-se preferência por um espaço adequado, um Laboratório de Química, neste estarão presentes ferramentas, utensílios, materiais e reagentes químicos, os quaisorganizadamente propiciam o desenvolvimento dos procedimentos práticos, de âmbito laboratorial. O conjunto destes itens propiciam o manuseio dos equipamentos para a realização da experimentação referente às diversas reações químicas, como por exemplo, o “teste da chama”, que envolve o utilização do bico de Bunsen.
1.1 O bico de Bunsen e tipos de chama
O bico de Bunsen é um dispositivo usado em Química paraefetuar aquecimento de soluções em laboratório é composto por um controle de gás (A), uma entrada de ar (B) e uma entrada de gás (C).

O bico de Bunsen foi aperfeiçoado por Robert Wilhelm Bunsen, a partir de um dispositivo desenhado por Michael Faraday, há também adaptações deste equipamento como o bico de Tirrel e Mecker. Em Biologia, especialmente nas área da Microbiologia e Biologia Molecular,este é usado para manutenção de condições estéreis quando da manipulação de microorganismos, DNA, e entre outros.
Fig. 01: Parte de um bico de Bunsen
O bico de Bunsen queima em segurança um fluxo contínuo de gás sem haver o risco da chama se propagar pelo tubo até o depósito de gás que o alimenta, da chama é possível classificá-la de imediato em 2 (duas) categorias: redutora e oxidante.
A chamaredutora envolve o processo de perda de elétrons, macroscopicamente se caracteriza por uma cor amarela, com temperatura em torno de 530º C e 1540º C, devido a combustão ser incompleta, consequência da entrada de ar estar vedada. A chama oxidante, caracteriza-se pela recepção de elétrons possui aparência azulada, mais quente que a redutora, com temperatura em torno de 1550º C, mediante umacombustão completa, favorecida pela entrada de ar que se apresenta aberta.
As categorias de chamas descritas podem acontecer em um mesmo sistema, nesta situação destacam-se as zonas de oxidação da chama, zona redutora e a zona que compreende os gases ainda não queimados.

Normalmente o bico de Bunsen queima gás natural, ou alternativamente um GPL, tal como propano ou butano, ou uma mistura de ambos.Diz-se que a área estéril do bico de bunsen seja de 10 cm (EQUIPAMENTOS, 2009).
1.2 Teste da Chama
Visto nos primórdios da humanidade como uma manifestação dos deuses, o fogo e as chamas vêm sendo utilizados pelo homem em seu benefício desde que este aprendeu a dominá-lo, primeiro para iluminação, aquecimento e para espantar animais, depois para cozinhar alimentos (GRACETTO, HIOKA e FILHO, p. 43,2006).
Zona redutora
Zona dos gases ainda não queimados
Zona oxidante
Fig. 02: Sistema de zonas em uma chama
A dominação do fogo pelo homem, foi um divisor de águas na estrutura organizacional da sociedade haja visto que a era anterior ao domínio do fogo a humanidade vivia na era das trevas literalmente.
Nos mas o fogo pode ser definido como;
Desenvolvimento simultâneo de calor e luz, que éproduto da combustão de materiais inflamáveis. É a reação química entre o combustível e oxigênio do ar (comburente), face a uma fonte de calor, logo para que haja fogo é necessário que existam três elementos essenciais da combustão, que constituem o chamado "Triângulo da Combustão". São eles: combustível, calor e oxigênio comburente (FIOCRUZ).
Logo, na presença destes três fatores é possível...
tracking img