Jogos educativos no processo da aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1923 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A educação é, sem dúvidas , um dos fatores mais importantes para a construção de uma sociedade mais justa e democrática. Ela transforma e garante a valorização do indivíduo. O domínio da língua, é essencial nos mais variados aspectos sociais.
Compreendendo que alfabetizar não implica em absorver somente códigos escritos, mas um processo específico e indispensável de apropriaçãode sistema de escrita, a conquista dos princípios alfabético e ortográfico que possibilita ao aluno ler e escrever com autonomia.
A alfabetização é um dos pontos de partida para a valorização humana e não o principal, haja vista que, mesmo tendo inúmeros projetos de alfabetização, o Brasil ainda não atinge um índice satisfatório de letramento por dissociar os dois elementos
A prática a serseguida hoje, é unir Alfabetização e Letramento dentro do contexto escolar. Ou seja, alfabetizar letrando. No letramento o indivíduo interage socialmente com o mundo , antes mesmo de entrar na escola e ser alfabetizado.

Alfabetização e Letramento

O tema Alfabetização e Letramento é bastante discutido no âmbito pedagógico. Conhecíamos apenas o termo alfabetização que tem como conceito na leitura,a capacidade de decodificar os sinais gráficos, transformando-os em “sons”, e, na escrita, a capacidade de codificar os sons da fala, transformando-os em sinais gráficos.
Alfabetização portanto é o processo específico e indispensável de apropriação de sistema de escrita, a conquista dos princípios alfabético e ortográfico que possibilita ao aluno ler e escrever com autonomia.
Porém a partir dosnos 80, este conceito foi ampliado com as contribuições dos estudos sobre a Psicogênese da aquisição da língua escrita, com trabalhos realizados por estudiosos do meio, como Emília Ferreiro.
Passou então a compreender que alfabetizar não se limita apenas a ensinar e aprender as habilidades de codificação e decodificação, mas também o domínio dos conhecimentos que permitem o uso dessashabilidades nas práticas sociais de leitura e escrita, conhecida como Letramento.
Letramento é pois o resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e a escrever, bem como o resultado da ação de usar essas habilidades em práticas sociais.
A prática a ser seguida hoje, é unir Alfabetização e Letramento dentro do contexto escolar. Ou seja, alfabetizar letrando. Assumindo o desafio que se coloca para osprimeiros anos da Educação Fundamental de conciliar esses dois processos, assegurando aos alunos a apropriação do sistema alfabético ortográfico e condições possibilitadoras do uso da língua nas práticas sociais.


As dimensões do aprender a ler e a escrever

A alfabetização antes tida como reconhecer símbolos gráficos da linguagem verbal era suficiente para distinguir o alfabetizado doanalfabeto.
Conhecer as letras é um dos meios para o letramento que se entende como o uso social da leitura e da escrita.
No letramento o indivíduo interage socialmente como o mundo , antes mesmo de entrar na escola e ser alfabetizado.Conhecendo a importância do letramento deixa-se, o aprendizado repetitivo e automático que se baseia na descontextualização.
A alfabetização deve se desenvolver em umcontexto de letramento como início da aprendizagem da escrita, como desenvolvimento de habilidades de uso da leitura e da escrita nas práticas sociais que envolvem a língua escrita, e de atitudes de caráter prático em relação a esse aprendizado; entendendo que a alfabetização e letramento, devem ter tratamento metodológico diferente e com isso alcançar o sucesso no ensino aprendizagem da línguaescrita, falada e contextualizada nas nossas escolas. Letramento é descobrir a si mesmo pela leitura e pela escrita, é entender quem a gente é e descobrir quem podemos ser. 

O DESAFIO DE ENSINAR A LER E A ESCREVER

A educação é, sem dúvidas , um dos fatores mais importantes para a construção de uma sociedade mais justa e democrática. Ela transforma e garante a valorização do indivíduo. O...
tracking img