Jogos educativos como ferramenta para os docentes

JOGOS EDUCATIVOS COMO FERRAMENTA PARA OS DOCENTES

Resumo
Este trabalho aponta para os impactos da tecnologia e a comunicação nos processos de ensino e aprendizagem, focalizando os jogoseducativos. A história e evolução dos jogos educativos, apontando suas principais características e focos de utilização. Também a necessidade de atualização tecnológica e pedagógica dos docentes paraacompanhar e tirar o máximo proveito possível dessa ferramenta, principalmente dos jogos educativos, que unem aprendizagem e prazer, criatividade e diversão.
Introdução
É incontestável o fato de que nosúltimos anos as tecnologias ampliaram um leque de possibilidades em todas as áreas do convívio humano.
Os microcomputadores estão por toda parte, inclusive nas escolas públicas e privadas. Este avançose reflete também nas salas de aula, principalmente nas simulações de conteúdos mais abstratos.
O acesso a materiais instrucionais como aulas gravadas, vídeos, apostilas e livros digitais, tudo viainternet. As tecnologias móveis possibilitam o uso de diversos recursos pelos alunos ao mesmo tempo, e isso requer dos docentes uma nova postura, que tire o máximo proveito desses novos elementospedagógicos, pois na sociedade da informação, “a verdadeira função do aparato educacional não deve ser a de ensinar, mas sim a de criar condições de aprendizagem [...] o professor passa a ser o criador deambientes de aprendizagem e o facilitador do processo de desenvolvimento intelectual do aluno” (VALENTE, 2005, p.27).
Dentre essas novas tecnologias destacam-se os jogos educativos, que são atividadeslúdicas que possuem como objetivos pedagógicos e o desenvolvimento do raciocínio e do aprendizado do jovem (RIEDER; ZANELATTO; BRANCHER, 2005). É sobre a utilização dos jogos como ferramenta educativaque esse ensaio teórico pretende se debruçar: sua evolução, tipologia e foco de utilização.

Objetivos
Mostrar que o uso de jogos educacionais contribui significativamente para a ampliação dos...
tracking img