Jogos com bola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1634 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CATEGORIA: PÔSTER

MANIFESTAÇÕES DA CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO: JOGOS COM BOLA E A PESSOA COM DEFICIÊNCIA


Bruno de Oliveira Melo, acadêmico, LAEFA/CEFD/UFES
Fábio dos Santos Ventura, acadêmico, LAEFA/CEFD/UFES
Mirely Cristina Coelho Pontin, Prof, LAEFA/CEFD/UFES




RESUMO

Este estudo se constitui numa experiência de intervenção com jovens e adultos com NEE’s,por deficiência cognitiva, oriundos da APAE e da instituição Pestalozzi. Objetiva-se ampliar e diversificar o acervo sociocultural, afetivo, cognitivo e psicomotor destes alunos. A metodologia fundamenta-se na pesquisa qualitativa de caráter descritivo e exploratório, orientada para a observação, registro e análise da experiência. Para o desenvolvimento da ação pedagógica nos apoiamos naabordagem de ensino crítico-superadora. Os resultados preliminares apontam que esta experiência contribui para que os envolvidos tenham condições para interpretar e ressignificar as diferentes realidades vividas em busca de sua autonomia como sujeitos sociais.


1. INTRODUÇÃO


O laboratório de Educação Física Adaptada/LAEFA, localizado no Centro de Educação Física e Desportos da UFES, é hoje umareferência em atividades de pesquisa e de extensão universitária para pessoas com deficiência de nossa comunidade, atendendo cerca de 90 alunos a cada semestre, desenvolvendo um trabalho na perspectiva da inclusão.
Além disso, o LAEFA/CEFD/UFES é considerado um potencializador na formação inicial e continuada de acadêmicos e profissionais de Educação Física, ao possibilitar espaços dereflexão-ação por meio de planejamento pedagógico, intervenção, estudos/pesquisas (grupo de estudos, produção e socialização de conhecimento por meio de artigos, apresentação de trabalho em congressos e similares), enfim, cumprindo com a missão da Universidade em desenvolver a tríade: ensino, pesquisa e extensão, com ênfase no debate acerca da inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais pordeficiência.
Neste movimento ao pensarmos ações que legitimem a inserção social das pessoas com deficiência em nossa comunidade, nos apoiamos na Declaração de Guatemala (1999) um documento que tem embasado as políticas públicas nacionais referentes ao trabalho e assistência social, educacional e de saúde para pessoas com deficiência, que faz parte da convenção interamericana para a eliminaçãode todas as formas de discriminação contra as pessoas com deficiência, e o Brasil é um dos signatários. Dentre seus princípios básicos nos apoiamos na seguinte premissa: a garantia de que os governos assumirão o compromisso de adequar instalações que facilitem o transporte, a comunicação e o acesso público das pessoas com deficiência; promover ações no sentido de facilitar o acesso à educação,saúde, emprego, assistência social, esportes, atividades políticas e de cidadania, dentre outras.
Para tanto, tomamos este projeto de pesquisa, como uma tentativa de garantirmos um dos dois princípios básicos que todo o cidadão, seja ele deficiente ou não, tem direito: o direito ao lazer e a práticas esportivas (grifo nosso). Cumpre destacar o fato de que ao longo do desenvolvimento destetrabalho, estaremos contemplando práticas esportivas relacionadas ao tema Jogos com bola.
Remetendo-nos um pouco sobre a história do jogo, no intuito de analisarmos como ele vem se configurado ao longo dos anos e, como esta prática pode contribuir para o desenvolvimento dos alunos em tese destacamos que, historicamente o jogo vem sofrendo algumas modificações e restrições bastante interessantes aserem problematizadas a seguir.
No estudo de Rosamilha (1979) intitulado “Psicologia do jogo e aprendizagem social”, este discorre um pouco como as questões relativas ao jogo vem sendo discutidas, nessa obra o autor destaca que, desde a época anterior a Cristo, nos escritos das leis, livro VII, Platão preconizava o valor educativo do jogo, a partir desta época os jogos tornam-se fixos e...
tracking img