Joasjflkdaj

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3840 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Divisão de Ensino de Química da Sociedade Brasileira de Química (ED/SBQ) UFBA, UESB, UESC e UNEB

EF

A influência da Mostra de Ciências nos resultados da Olimpíada Mineira de Química
Mariana de Sousa Gomes* (IC), Breno Germano de Freitas Oliveira (IC), Érico Augusto Rodrigues Soares (IC), Felipe da Silva Medeiros (IC), Herculano Vieira da Silva (IC), Rodrigo Martins de Freitas (IC), AnaLuiza de Quadros (PQ). *marysg_@hotmail.com
Departamento de Química – Instituto de Ciências Exatas – Universidade Federal de Minas Gerais. Av. Antonio Carlos, 6627, Campus Pampulha, Belo Horizonte, MG. Palavras-chave: OMQ, Feiras de Ciências, Ensino de Química. RESUMO: Estudantes da Educação Básica geralmente têm baixo grau de envolvimento com o conhecimento químico escolar e pouca aprendizagem.Várais ações podem ser realizadas para reverter essa realidade. Em 2011, em comemoração ao Ano Internacional da Química, a UFMG organizou, concomitantemente, a Olimpíada Mineira de Química e a I Mostra de Ciências na UFMG. A análise do desempenho dos estudantes mostra que a relação entre esses dois eventos foi responsável por modificar completamente o quadro de resultados, colocando estudantes deescolas públicas em evidência. Neste trabalho analisamos a relação da Mostra de Ciências e o que ela representou em termos de classificação dos estudantes na OMQ.

INTRODUÇÃO Por meio do contato que temos e das ações que participamos junto a instituições da rede pública de ensino, acreditamos que os estudantes das escolas públicas apresentam uma crença de que não são suficientemente preparadosquando comparados com alunos de escola particular. Muitas vezes esses estudantes não participam de processos seletivos ou concursos porque acreditam não possuírem capacidade intelectual suficiente para competir com os estudantes das escolas particulares. Desde 2010 a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) implementou um sistema de cotas para estudantes que cursaram, no mínimo, cinco anos do EnsinoBásico em escolas da rede pública de ensino. Para esses estudantes há um acréscimo de 10% sobre a nota da prova de vestibular. A partir disso, verificou-se um aumento do numero de inscritos no vestibular da UFMG de estudantes de escola pública. Esse resultado nos remete a concluir que os estudantes provenientes de escolas da rede pública passaram a acreditar que teriam maiores chances deconquistar uma vaga na instituição e, por isso, se sentiram desafiados a competir com estudantes da rede particular. Não sabemos se esse aumento do número de inscritos de escolas públicas foi revertido em aumento na aprovação. Porém, o fato de mais estudantes passarem a fazer parte do processo de seleção mostra que acreditam na possibilidade de conquistar uma vaga. Em três anos de realização da OlimpíadaMineira de Química (OMQ) temos percebido, entre os alunos com melhor desempenho, uma maioria oriunda de instituições da rede particular de ensino. No ano de 2011, a OMQ aconteceu concomitantemente a uma Mostra de ciências. Os alunos cujas escolas participaram dos dois eventos, OMQ e Mostra de Ciências, receberam um acréscimo de 5 pontos na nota da prova. Ao verificarmos os resultados da OMQ, vimosque foi completamente diferente dos anos anteriores.
XVI Encontro Nacional de Ensino de Química (XVI ENEQ) e X Encontro de Educação Química da Bahia (X EDUQUI) Salvador, BA, Brasil – 17 a 20 de julho de 2012.

Divisão de Ensino de Química da Sociedade Brasileira de Química (ED/SBQ) UFBA, UESB, UESC e UNEB

EF

Assim, nos interessou entender o que provocou essa modificação nos resultados,fazendo com que, entre os melhores classificados, estivesse presente uma maioria de estudantes de escolas públicas. Parece-nos que esse incentivo despertou a confiança de estudantes de escolas públicas, fazendo com que participassem mais e, nesse caso, fossem destaque na premiação. Analisamos nesse trabalho a influência que a Mostra de Ciências proporcionou no quadro de premiados nos resultados...
tracking img