Jiu-jitsu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1162 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO





QUANTIFICAÇÃO DA TEMPORALIDADE DE AÇÕES MOTORAS EM ATLETAS DE JIU-JITSU DE DIFERENTES FAIXAS








Orientador: MARCOS MENUCHI

Orientando: RAFAEL DOS SANTOS DE ALEMIDA

Tempo de execução: 1 SEMESTRE





Ilhéus 20/11/2012



INTRODUÇÃO
O jiu-jitsu surgia na Índia como primeiraforma de autodefesa criada pelo homem sem o uso de armas. O jiu-jítsu como técnica de autodefesa logo se expandiu por toda Ásia até chegar ao Japão, onde se consolidou como uma das artes marciais mais eficientes praticadas em todo território japonês, sendo difundido pelos Samurais que possuíam estilos oriundos de diferentes escolas, onde utilizavam o jiu-jítsu para defender suas colônias, (SUGAI,2000).
O jiu-jitsu brasileiro engloba diversas capacidades como força, flexibilidade, velocidade, agilidade, potência aeróbia e anaeróbia. Em seu modelo competitivo, possui diversas divisões de atletas em categorias, respeitando idade, peso, graduação e sexo (ANDREATO, 2010; DEL VECCHIO et al., 2007). A performance geral, em uma luta de jiu-jitsu, envolve habilidades motoras específicas como quedas,projeções, raspagem, imobilizações, chaves de articulação, estrangulamentos, passagens de guarda.
No entanto, existem poucos estudos científicos sobre o jiu-jitsu, como citado por Andreato (2010) existe pouco acervo literário acerca do Brazilian Jiu-Jitsu, fato este que dificulta o entendimento e planejamento do treinamento da modalidade.
Com o intuito de obter maiores informações sobre estamodalidade de luta Del Vecchio et al. (2007) realizou estudo com o objetivo de sintetizar recentes achados no meio do jiu-jitsu a partir de duas perspectivas: (1) quantificar parâmetros antropométricas, físicos e fisiológicos de grupos de lutadores; (2) registrar as variáveis: tempo de luta, tempo real de combate, tempo de luta no solo, tempo de luta em pé, tempo de descanso e ações motoras entrevencedores e perdedores da Copa do Mundo de 2005 de Brazilian Jiu-Jitsu.
As ações motoras no presente estudo serão divididas em grupos de ações em pé (quedas, projeções), no solo (imobilizações, raspagens, passagens de guarda, chaves de articulação, estrangulamentos) e tempo de recuperação. Entretanto a quantificação da temporalidade das ações motoras será aplicada a duas categorias de faixasdistintas (preta e azul), onde há diferença de técnica e de tempo de luta.
A partir dessas informações, juntamente ao estudo de Del Vecchio et al. (2007), poderá haver um direcionamento melhor sobre o treinamento de atletas da modalidade, trabalhando com uma dos Princípios do Treinamento Desportivo, o princípio da especificidade, sendo que o mesmo “é aquele que impõe, como ponto essencial, que otreinamento deve ser montado sobre os requisitos específicos da performance desportiva, em termos de qualidade física interveniente, sistema energético preponderante, segmento corporal e coordenações psicomotoras utilizados” (DANTAS, 1995, p. 50).

OBJETIVO GERAL
Quantificar a temporalidade dos grupos de ações motoras (luta em pé, luta no solo e tempo de recuperação) nos combates de jiu-jitsu nacategoria adulto faixas preta e azul.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Comparar a temporalidade entre as diferentes categorias de ações motoras.
- Comparar a temporalidade das ações motoras entre as diferentes categorias de lutadores.


JUSTIFICATIVAS
Existem poucos estudos relacionados ao jiu-jitsu, por ser um esporte complexo, diferentes níveis técnicos, distintas faixas e categorias. Commaiores informações adquiridas sobre esta modalidade, compreendendo a temporalidade das ações motoras, poderia ajudar em uma melhor preparação física dos praticantes da mesma.

METODOLOGIA OU MATERIAL E MÉTODOS



Tipo de Pesquisa

Pesquisa de campo, com procedimento experimental, comparando variáveis das lutas nas diferentes categorias.

Participantes

Lutadores de jiu-jitsu que...
tracking img