Jit x mrp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2171 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS – CESA

“Just in Time x Material
Requirement Planning”

Ricardo Mercadante Drews

LONDRINA – PR
Novembro 2006

MRP – Material Requeriments Planning

O sistema MRP é uma evolução do sistema mais antigo de produção conhecido, que surgiu na era do fordismo, baseado apenas nas tarefas da fabrica, maquinas e produçãode escala. Por ter surgido mais cedo, este sistema é considerado o sistema de produção tradicional, largamente adotado em fabricas americanas. Visa principalmente a conquista de mercado através de baixos custos de produção. É considerado um sistema de produção “empurrado”, pois funciona da seguinte maneira: é feita uma previsão de vendas, através desta previsão é comprado, através de loteseconômicos, toda a matéria prima necessária para a produção, a produção é iniciada e o produto final começa a ser estocado, e será vendido de acordo com as necessidades de mercado. Isso gera um fluxo linear e homogêneo de produção, as maquina e operários trabalham de forma constante a fim de atingir a meta estabelecida para o período.

Para que este sistema puxado funcione, devem ser observados algunsfatores e satisfeitas algumas condições, entre elas a garantia de que as matérias primas e produtos finais serão sempre encomendados e produzidos por lotes econômicos, pois o principal objetivo é reduzir custo. Em um segundo plano, deve-se estar atento para que o uso dos meios de produção tenham seu uso otimizados ao máximo, o que pode ser conseguido através de diminuição do numero de setup dasmaquinas.

O MRP surgiu então como um sistema para otimizar este sistema tradicional de produção. Através do uso de técnicas computacionais, um sistema MRP fará uma programação sobre o que deve ser produzido, como deve ser produzido e como será produzido. Mas antes de implantar um sistema MRP a empresa deverá primeiro estar ciente que serão necessários dados precisos sobre a sua produção, leadtime das suas matérias primas, ter todas as suas tarefas e componentes necessários muito bem definidos, pois todos estes dados serão necessários para a implantação do sistema, a empresa devera alimentar o sistema com as seguintes informações:

• Lista de material: é a parte mais trabalhosa do projeto, todos os produtos da linha devem ser explodidos em todos os seus componentes,subcomponentes e peças. Alem disto, a empresa devera criar um sistema de informação de forma que esta lista esteja sempre atualizada.

• Controle de estoques: O sistema MRP será também encarregado de dizer quando e em que quantidades as pecas e componentes deverão ser pedidos, para isto a empresa deverá ter um rígido controle de estoques ou trabalhar com uma grande margem de segurançapara não ter a produção paralizada.

• Plano mestre: é ele quem determinara como será a produção, o que ira depender da demanda do mercado, mas esta demanda será uma previsão, pois o MRP trabalha com a filosofia de fazer constantemente para atender necessidades futuras. Sendo assim, alterações de ordem externa resultarão em uma reestruturação de todo o plano de produção, ou seja, osistema precisar constantemente ser realimentado com informações atuais, para que refaça os planos de produção.

• Compras: O MRP ira gerar diariamente quais produtos deverão ser comprados e em que quantidades, a fim de satisfazer a previsão de demanda estabelecida. Para isto a empresa precisa ter fornecedores confiáveis e um controle preciso do lead time de entrega de cada um doscomponentes para produção de seus produtos, ou manter grandes estoques de segurança para não correr riscos de ter sua produção interrompida.

Entre as principais vantagens de um sistema MRP esta a possibilidade de um planejamento preciso das compras a serem feitas, diminuindo assim o capital da empresa que ficara parado nos estoques. O MRP também possibilita a empresa fazer, com relativa...
tracking img