Jesus1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1516 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Na engenharia mecânica, os engenheiros têm como responsabilidade fazer cálculos precisos e com seguranças, para o tal baseiam-se em normas técnicas e em livros técnicos, levando em conta toda a aprendizagem adquirida no decorrer de sua formação acadêmica e na experiência profissional.

OBJETIVO
Este trabalho tem por objetivo auxiliar os engenheiros da equipe, no desenvolvimento doprojeto de um guindaste movido por esteiras. Será um trabalho que envolve vários maneiras de fazer os cálculos de forças, momentos verticais e horizontais a fim de se obter um equipamento capaz de erguer e manter erguida uma determinada carga.

1ª Etapa
Aula-tema: Estatística dos pontos Materiais. Corpos rígidos, sistema de forças equivalentes

A equação a cima mostra a decomposição de umaforça nas coordenadas cartesiana, onde ( r ) que é a distancia, é divido em suas duas componentes, distancia horizontal em rxi e distancia vertical em ryj, assim a resultante entre elas estaria compondo na expressão
Da mesma forma se aplica ao vetor força, onde a força (F) deverá ser dividida em suas duas componentes: componente horizontal Fxi e a componente vertical Fyj, assim a resultantedas forças seriam

Como visto, os cálculos que se aplicam a forças e que é abordado na mecânica é baseado e explicado pelas três leis de Newton, que se aplicam a um corpo em um sistema não acelerado são elas as seguintes:
1ª lei, diz que um corpo inicialmente em repouso ou movendo- se em velocidade constante, tende a ficar assim desde que não se aplique outra força alterando – o.
2ª lei, falaque um corpo sob uma foça F sofre uma aceleração a de mesma direção e grandeza diretamente proporcional a ele pode ser expressa pela expressão onde;

3ª lei, diz que toda força provoca uma ação e reação em um corpo ao qual ela é aplicada de mesma direção e sentidos opostos.
Com o auxilio dessas leis podemos calcular as condições de equilíbrio do corpo, que para isso deve estar repouso ouvelocidade constante, frequentemente será usada o objeto em repouso. Para isso ele deve atender a 1ª lei de Newton, onde a força resultante deve ser igual à zero (nula), sendo expressa pela fórmula , onde é soma de todas as forças atuantes no corpo que por sua vez esta é uma condição necessária para o equilíbrio, outra decorre da 2ª lei que pode ser escrita por , como essa condição satisfaz a equaçãologo onde a .
Com o auxilio dessas leis podemos calcular outra força atuante no corpo o momento , que faz o corpo girar este por sua vez é calculada pela expressão , sendo:

Sendo assim cada força aplicada sobre um corpo vai causar um momento que serão decompostos em função dos vetores direção e , no plano cartesiano x e y ou (i e j) que por sua vez é a resultante de todas as direçõesatuantes no plano x e y e o é a resultante de todas as forças atuantes no mesmo plano e assim para atender a condição de equilíbrio a . Para satisfazer esta equação a somatória de suas componentes deve ser nula logo:


1ª Etapa
Aula-tema: Estatística dos pontos Materiais. Corpos rígidos, sistema de forças equivalentes.

Vetor posição
Vetor força
A equação acima mostra adecomposição de uma força nas coordenadas cartesiana, onde () que é a distancia, é divido em suas duas componentes, distancia horizontal em e distancia vertical em , assim a resultante entre elas estaria compondo na expressão .
Da mesma forma se aplica ao vetor força, onde a força () deverá ser dividida em suas duas componentes: componente horizontal e a componente vertical , assim a resultante das forçasseriam .

Como visto, os cálculos que se aplicam a forças e que é abordado na mecânica é baseado e explicado pelas três leis de Newton, que se aplicam a um corpo em um sistema não acelerado são elas as seguintes:
1ª lei, diz que um corpo inicialmente em repouso ou movendo- se em velocidade constante, tende a ficar assim desde que não se aplique outra força alterando – o.
2ª lei, fala que um...
tracking img