Vinhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (632 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
VINHOS


"Existe mais filosofia em uma garrafa de vinho que em todos os livros."
(Louis Pasteur)


O vinhoé uma bebida alcoólica produzida por fermentação do sumo da uva.
No Brasil é considerada a bebida obtida pela fermentação alcoólica de mosto de uva sã, fresca e madura, sendo proibida aaplicação do termo a produtos obtidos a partir de outras matérias-primas. A constituição química das uvas permite que estas fermentem sem que lhes seja adicionado açucares, ácidos, enzimas ou outrosnutrientes.
Antes do século 19, pouco se sabia sobre o processo de fermentação da uva ou do processo de deterioramento do vinho. Tantos os gregos como os romanos bebiam todos os seus vinhos logo noprimeiro ano apos o preparo, pois não havia técnicas para a conservação eficaz. Eles costumavam adicionar flavorizantes, como ervas mel, queijo ou até mesmo sal, para disfarçar o gosto do vinagre.Com os vinhos descritos no velho testamento, acontecia a mesma coisa: o consumo deveria ser mais rápido do que a sua deterioração.
No século 17, com a invenção dos saca-rolhas e com a produçãoem massa de garrafas de vidro, os vinhos começaram a ser armazenados por vários anos.
Mas foi somente na metade do século 19 que a produção do vinho ganhou requintes científicos: o químicofrancês Louis Pasteur explicou a origem química da fermentação e identificou os agentes responsáveis por este processo. Ele também inventou um método para matar a bactéria responsável pelodeterioramento do vinho, que hoje é chamado de pasteurização. Com o passar dos anos, mais a ciência se adentrou na vinicultura: houve avanços na fisiologia das plantas, nos conhecimentos de patologias dasvideiras, e mais controle do processo de fermentação. Logo, vieram os tanques de aço inoxidável, que além de poder ser limpo facilmente tambem permitem controlar a temperatura do vinho sem dificuldade....
tracking img