Jesus malverde

805 palavras 4 páginas
Jesus Malverde é reverenciado há quase um século no noroeste do México. De acordo com o folclore, ele era um Robin Hood mexicano que tirava dos ricos para dar aos pobres, até que a polícia o matasse, em 1909. Agora, imigrantes levaram sua lenda aos Estados Unidos. A imagem de Malverde, que muitos mexicanos acreditam ofereça proteção contra a lei, pode ser encontrada em itens que incluem camisetas e detergentes de limpeza doméstica.
Malverde é visto por muitos como o santo padroeiro dos traficantes de drogas, dizem policiais e especialistas em cultura mexicana. Um templo foi erguido sobre seu túmulo na cidade de Culiacan, um lugarejo isolado no Estado mexicano de Sinaloa, há muito associado ao tráfico de ópio e maconha.
"Os traficantes vão ao túmulo e solicitam assistência, e depois voltam com seus carrões e pilhas de dinheiro para expressar gratidão", disse James Creechan, sociólogo canadense e professor adjunto da Universidade Autônoma de Sinaloa, em Culiacan. Mas Creechan, que apresentou um estudo sobre Malverde à Sociedade Norte-Americana de Criminologia, em 2005, acrescentou que os pobres também apelam a Malverde em suas orações, pedindo dinheiro e passagem livre pela fronteira dos Estados Unidos.
O influxo de imigrantes da região de Sinaloa, nos últimos anos, tornou a imagem de Malverde mais presente do lado norte da fronteira, especialmente no sudoeste e na Califórnia. A lenda do bandido generoso se espalhou entre os hispânicos, disse Creechan, inspirando muitos deles a construir altares para Malverde em suas casas, e a usar a colônia Malverde.
Manuel Simental, imigrante oriundo de Sinaloa, tem um altar dedicado a Malverde em seu restaurante, El Paisa, em Lynnwood, Califórnia. Segundo Simental, o altar traz boa sorte. Os clientes deixam notas e moedas no altar, que ele diz recolher e distribuir aos pobres em suas visitas ao México.
Cinco anos atrás, a Indio Products, indústria da região de Los Angeles que distribui produtos místicos, não ofereceria

Relacionados

  • n sei
    27934 palavras | 112 páginas
  • Folha 05
    88761 palavras | 356 páginas