Jesus malverde

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (805 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Jesus Malverde é reverenciado há quase um século no noroeste do México. De acordo com o folclore, ele era um Robin Hood mexicano que tirava dos ricos para dar aos pobres, até que a polícia omatasse, em 1909. Agora, imigrantes levaram sua lenda aos Estados Unidos. A imagem de Malverde, que muitos mexicanos acreditam ofereça proteção contra a lei, pode ser encontrada em itens que incluemcamisetas e detergentes de limpeza doméstica.
Malverde é visto por muitos como o santo padroeiro dos traficantes de drogas, dizem policiais e especialistas em cultura mexicana. Um templo foi erguido sobreseu túmulo na cidade de Culiacan, um lugarejo isolado no Estado mexicano de Sinaloa, há muito associado ao tráfico de ópio e maconha.
"Os traficantes vão ao túmulo e solicitam assistência, edepois voltam com seus carrões e pilhas de dinheiro para expressar gratidão", disse James Creechan, sociólogo canadense e professor adjunto da Universidade Autônoma de Sinaloa, em Culiacan. Mas Creechan,que apresentou um estudo sobre Malverde à Sociedade Norte-Americana de Criminologia, em 2005, acrescentou que os pobres também apelam a Malverde em suas orações, pedindo dinheiro e passagem livrepela fronteira dos Estados Unidos.
O influxo de imigrantes da região de Sinaloa, nos últimos anos, tornou a imagem de Malverde mais presente do lado norte da fronteira, especialmente no sudoeste e naCalifórnia. A lenda do bandido generoso se espalhou entre os hispânicos, disse Creechan, inspirando muitos deles a construir altares para Malverde em suas casas, e a usar a colônia Malverde.
ManuelSimental, imigrante oriundo de Sinaloa, tem um altar dedicado a Malverde em seu restaurante, El Paisa, em Lynnwood, Califórnia. Segundo Simental, o altar traz boa sorte. Os clientes deixam notas emoedas no altar, que ele diz recolher e distribuir aos pobres em suas visitas ao México.
Cinco anos atrás, a Indio Products, indústria da região de Los Angeles que distribui produtos místicos, não...
tracking img