Jesse owens e a supremacia ariana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (588 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atletismo: Jesse Owens
A marca de 10 segundos e 3 centésimos, com seus 18 anos de idade, seria tão somente o inicio de uma sensacional carreira esportiva.

Jesse Owens estava perdendo suasegunda medalha de ouro antes da sua quinta tentativa de salto a distância nos Jogos Olímpicos de Berlim de 1936. Momentos antes, seu mais perigoso adversário, o alemão Luz Long, seguro de sua vitória, sedirigiu a tribuna de honra e com seu braço direito saudou Adolf Hitler. Owens já tinha o ouro nos 100 metros, mas havia começado mal a final olímpica de salto em distância, prova que ostentava orecorde mundial com oito metros e 13 centímetros.

Depois de fracassar em duas de três tentativas na eliminatória, o alemão se aproximou dele e acima de todas as diferenças raciais, sugeriu que eleatrasasse seu ponto de arranque. Owens precisava de 7,15 metros para passar para a fase seguinte. Com a recomendação de Logn, seu salto alcançou os justos 7,15 metros exigidos para se estar na final, queHitler assistiria das tribunas. Já na final Luz marcaria logo de saída 7,54 metros, e Owens, 7,74; na sua tentativa seguinte o alemão se igualaria ao americano e este iria ainda mais longe com 7,87metros.

Novamente Luz vai para a pista de arranque e empata outra vez com Owens. Neste momento o alemão estava na liderança da competição, já que permanecendo o empate ele possuía o melhor salto doevento. De fato Hitler demonstrou todo seu nojo pela clara supremacia de Owens chamando-o de "africano auxiliar dos americanos", porque nunca aceitou que ele fosse um atleta com potencial superior. Masa prova de salto em distância ainda não tinha terminado, Owens vai para o penúltimo salto:7.94.metros, 10 centímetros a mais que o alemão. Hitler abandona rapidamente a cenário.

Em seu últimosalto, Owens fecharia com 8,06 metros. Seu adversário alemão seria o primeiro a cumprimentar o maior atleta do mundo, um verdadeiro ícone do século XX. Algodão e Gasolina

Neto de escravos, Owens...
tracking img