Jogos jogoseducativos pedagógicos no ensino eja

1009 palavras 5 páginas
Jogos Educativos Pedagógicos

Segundo, Cristiane de Oliveira este trabalho tem a finalidade de descrever a importância dos jogos educativos no processo de alfabetização de jovens e adultos.
Esta iniciativa se deu a partir de algumas dificuldades que alguns educadores encontraram para alfabetizar os jovens e adultos, através disto, deu se a ideia de partir para uma investigação par descobrir as dificuldades encontradas pelos educadores veio a alternativa de inserir os jogos educativos, para suprir esta dificuldade.
Então, foi desenvolvida uma técnica com bases pedagógicas, buscando unir o conhecimento que o aluno já tinha, para incorporar em sala de aula, moldando assim a forma de ensinar, aproveitando o conhecimento já adquirido por estas pessoas.
Segundo Cristiane, percebe-se nesta pesquisa que os alunos se sentiam mais motivados com a utilização dos jogos, e os educadores passaram a utilizar como estratégia no processo ensino aprendizagem, que auxilia na rapidez da alfabetização de jovens e adultos.
Podem-se descartar alguns jogos como os cooperativos realizados em grupos, onde um ajuda o outro a vencer, as atividades artísticas que trabalha a coordenação motora.
Os jogos têm todas essas alternativas para auxiliar no ensino aprendizagem, desta forma os educadores viram que, os jogos educativos são ótimos no conceito lúdico, valoriza a cultura local, juntando a motivação para os alunos assistirem as aulas, o conteúdo que retrata a realidade local dos educandos, e os aspectos de atitudes, trabalhando com jogos os alunos expressam diversos tipos de atitudes.
Um jogo pode ter diversas características, pode-se dizer que o jogo é tão antigo quanto o próprio homem, pois este sempre demonstrou um impulso para o jogo. Jogar é uma atividade natural do ser humano. Porem o que mais se destaca é a ilusão, ou seja, aquilo que ultrapassa as necessidades imediatas da vida e dá sentido lúdico se diferenciando da vida tanto pelo lugar, como pelo tempo, pois todo jogo tem

Relacionados

  • Projeto inovadores
    15798 palavras | 64 páginas