Jean baptiste say

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Jean Baptiste Say

INTRODUÇÃO
Jean Baptiste Say foi um grande contribuinte para o pensamento econômico mundial, considerado por muitos o primeiro economista da oferta. Com teorias que foram predominantes por um longo período, foi conhecido também como pai do empreendedorismo reconhecendo o empreendedorismo como quarto fator de produção além dos tradicionais terra, trabalho e capital.
Nestetrabalho tem-se o objetivo de apresentar de forma reduzida os seguinte tópicos:
* Quem foi;
* História Econômica geral;
* Acontecimentos da Época em que Jean Baptiste Say viveu;
* Principais contribuições;
* Principais obras publicadas;
* Principais autores influenciados.
Quem foi:
Economista clássico francês nascido em Lyon, 5 de janeiro de 1767 - Paris, 15 de novembrode 1832, que formulou uma lei econômica, a lei de Say, que se manteve como princípio fundamental da economia ortodoxa até a grande depressão (1930).
Filho de um comerciante, pressupostamente destinado a seguir a carreira de comerciante, Say foi mandado junto com seu irmão Horace para Inglaterra. Na Inglaterra, Say viveu em Croydon e em seguida se mudou para Londres, trabalhou na firma de umamigo do pai, onde estudou a obra do fundador da escola clássica, Adam Smith, cujo tratado The Wealth of Nations (1776) despertou-lhe o interesse pela economia política. Tinha originalmente a intenção de seguir uma carreira de negócios e trabalhou com seguros e no jornalismo foi editor de uma revista durante 5 anos (1794-1799). Depois de ler The Wealth of Nations, de Adam Smith, inspirou-se paraseguir sua carreira na economia política.
Defensor da liberdade de produção e de consumo, e convicto de que o capitalismo sempre se ajusta às crises, criou uma escola própria quando elaborou a teoria segundo a qual é a utilidade, e não o trabalho, que determina o valor de um bem. Ele inventou a lei dos mercados, a lei de Say, que é uma das bases de toda a teoria econômica clássica da produção eque, teoricamente, elimina toda a intervenção governamental na economia. Traité d'économie politique (1803) foi seu principal livro e a primeira obra do gênero publicada na França. De grande sucesso, foi proibido por razões políticas e só teve nova edição anos depois (1814). Operou um moinho de algodão (1807-1813) e lecionou economia em Paris (1817-1832).
Morreu em Paris sendo outra obraimportante sua Cours complet d'économie politique pratique (1828-1830), exposição geral de sua teoria.

História Econômica Geral
Considerado por Karl Marx um dos economistas do grupo de economia política moderna, viveu as primeiras transformações econômicas e sociais ocorridas pelas Revolução Industrial Inglesa: êxodo rural, precariedade, pobreza, aparição da classe operária.
Pode também acompanhara extensão das inovações técnicas por toda Europa, Estado Unidos e Japão, que marcou então, segundo o livro HISTÓRIA ECONÔMICA GERAL DE CYRO REZENDE, a passagem do sistema capitalista de sua “infância” para a “adolescência”. Onde as enormes modificações no capitalismo foram pelo descobrimento da eletricidade e o petróleo em substituição da agua a vapor, mas infelizmente a utilização daeletricidade em grande volume ocorreu somente um ano antes sua morte, e a do petróleo nove anos após sua morte.
Vivenciou então até ai em uma época na qual a concepção econômica dominante era a do Laissez faire, laissez passer onde as teorias vigorantes eram a não intervenção estatal, individualismo e o racionalismo sendo influenciado pelo Iluminismo.
Em 1829 Jean presenciou a Primeira grande crisefinanceira, resultado de um aumento considerável da produção mundial, em detrimento da 2º fase da revolução industrial, que em conjunto com a inovações técnicas que substituíram o trabalho dos operários, causando desemprego e diminuição nos salários, que colaborou para um certo descompasso entre a produção e o consumo.
Após esta crise Jean viu sua teoria confrontada. Os países então regressaram ao...
tracking img