Jar test

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2892 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O USO DO JAR-TEST NA OTIMIZAÇÃO E NO PROJETO DE ETA

Bauru/SP
Agosto de 2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 1
2. JAR-TEST 3
3. FLOCULAÇÃO E COAGULAÇÃO 3
4. APARELHAGEM NECESSÁRIA 5
5. TIPOS DE COAGULANTES NECESSÁRIOS 7
6. PROCEDIMENTO DO TEST: 8
7. INTERPRETAÇÃO: 9
8. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO DO JAR-TEST: 9
9. COMO MONTAR UM JAR-TEST SIMPLES: 12
10. BIBLIOGRAFIA: 14

1. INTRODUÇÃOÁgua bruta é toda água de uma fonte de abastecimento que ainda não foi tratada. Sendo assim, possui diversas impurezas responsáveis por sua cor e turbidez. A cor geralmente indica a presença de metais (Fe, Mn), húmus (matéria orgânica oriunda da degradação de matéria de origem vegetal), plâncton (conjunto de plantas e animais microscópicos em suspensão nas águas) dentre outras substâncias dissolvidasna água. A turbidez indica uma possível presença de argila, silte, substâncias orgânicas (húmus) ou inorgânicas (óxidos), finamente divididas, plâncton e algas.
A turbidez pode indicar o risco de entupimento de filtros e tubulações. Além disso, também é um parâmetro que indica a qualidade estética das águas para abastecimento público. O padrão de potabilidade (portaria n° 1.469 de 2000) é de 5,0NTU. É medida como um grau de atenuação da intensidade que um feixe de luz sofre ao atravessar a água, que é dada por absorção e espalhamento, uma vez que as partículas que provocam turbidez nas águas são maiores que o comprimento de onda da luz branca, devido à presença de sólidos em suspensão e é expressa como unidade nefelométrica de turbidez (NTU - Nephelometric Turbidity Unity ) usando-secomo padrão para calibração do turbidímetro (aparelho para a medida de turbidez de uma amostra) uma suspensão de polímero formazin (sulfato de hidrazina + hexametileno tetramina) ou uma suspensão de látex ou então micro esferas de estireno-divinilbenzeno, conforme o fabricante do equipamento.
A cor e a turbidez podem ser removidas através da decantação dos sólidos e colóides presentes na água.Porém, esse processo não acontece sozinho. É necessária a adição de agentes coagulantes e realização da floculação para posterior sedimentação. As substâncias coagulantes são adicionadas na água com a finalidade de reduzir as forças eletrostáticas de repulsão, que mantém separadas as partículas em suspensão, as coloidais e parcelas dissolvidas. Os coagulantes mais utilizados são o sulfato de alumínio eo cloreto férrico, sais que, em solução, liberam espécies químicas de alumínio ou ferro com alta densidade de cargas elétricas, de sinal contrário às manifestadas pelas partículas presentes na água bruta, eliminando assim, as forças de repulsão eletrostática originalmente presentes na água bruta. É importante, também, a adição de alcalinizantes, que são capazes de conferir a alcalinidadenecessária à coagulação, como por exemplo, o óxido de cálcio, o hidróxido de cálcio, o hidróxido de sódio, etc.
Na floculação, a água é submetida à agitação mecânica para a transformação das substâncias na forma de suspensão fina e coloidal, já desestabilizadas pelo coagulante, em partículas maiores e mais densas que a água (flocos), que possam ser removidas pela decantação, tornando-a mais rápida. Após acoagulação e floculação, a etapa seguinte é a separação dos sólidos ou partículas, já naforma de flocos, que estão suspensas.  Isso acontece nos decantadores que realizam a separação dos flocos mais densos que a água, que ficam depositados no fundo do decantador.
O "Jar-Test" é o método mais utilizado nas empresas de tratamento de água e o mais útil para avaliar o processo decoagulação-floculação e seus efeitos nas fases subsequentes do tratamento: decantação (ou flotação) e filtração. Ele simula as etapas acima descritas, facilitando a determinação da dosagem dos produtos químicos a serem aplicados na água bruta. Ele utiliza apenas uma pequena amostra de água e promove a comparação entre o melhor pH e melhor dosagem de coagulante para que essa etapa seja bem sucedida, o que...
tracking img