Jaques loeb

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5123 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
JUSTIFICATIVA O grupo estudou a vida, obra e contribuições para a psicologia e medicina do biólogo evolucionista alemão Jacques Loeb, como requisito para cumprir a disciplina Teoria e Sistemas Psicológicos I.

OBJETIVOS - Situar e contextualizar historicamente o surgimento da Psicologia Animal, através de breve explanação sobre a vida de Darwin e sua teoria; - Conceituar Psicologia Animal; -Descrever fatos relevantes sobre a vida e obra de Jacques Loeb, bem como suas contribuições para a psicologia e para a medicina.

METODOLOGIA O grupo realizou levantamento bibliográfico em várias fontes de informações bibliográficas e eletrônicas sobre a vida, obra e contribuições de Jacques Loeb.

1

1 INTRODUÇÃO Com o intuito de contextualizar a vida, obra e contribuições de Jacques Loebpara a psicologia trataremos neste introdução, bem brevemente, sobre os contemporâneos, que junto com Loeb, foram darwinianos e estudaram o comportamento animal: George John Romanes (1848-1894), C. Lloyd Morgan (1852-1936), Leonard T. Hobhouse (1864-1929) e Sir John Lubbock (18591924). O estudo dos animais inferiores tornou-se importante para a compreensão do homem, uma vez que o princípio daevolução o colocara no contexto das demais espécies. Romanes, que conheceu Darwin pessoalmente e muito bem, escreveu o primeiro livro de psicologia comparada: “A inteligência animal”, publicado em 1882. Morgan escreveu vários livros de psicologia animal e comparada e, em 1894, propôs sua versão da lei da parcimônia como Cânon de Lloyd Morgan, bem como foi significativo o trabalho de Loeb sobre tropismo,feito na Alemanha, o qual iremos tratar neste trabalho; Hobhouse empreendeu experimentos sobre comportamento animal e relatouos em sua Mente em Evolução, 1901; Lubbock apresentou observações pormenorizadas sobre o comportamento social das formigas e de outros insetos em trabalho publicado em 1892. Romanes (1848-1894) e Morgan (1852-1936) são importantes para a psicologia por causa de seus trabalhosno campo do comportamento animal. Cada um deles representou uma atitude quando à relação entre o homem e os animais inferiores.

2

2 UM POUCO DE CHARLES DARWIN E SUA TEORIA DA EVOLUÇÃO Para situar o inicio da obra de Darwin, não podemos deixar de falar de Hebert Spencer (1820-1903) qualificou-se como engenheiro; logo no início de sua carreira tornou-se um inválido permanente, e decidiu,então, dedicar o tempo a escrever tratados sobre todas as ciências, inclusive sociologia, ciência política e psicologia. Em 1855, surgiram os dois volumes de seus Princípios de Psicologia. A obra incluía a ideia nova de associacionismo evolucional: as associações frequentemente repetidas na vida do indivíduo, ou na raça serão transmitidas às gerações seguintes como instinto evolucional. Assim é quecom o construir o ninho dos pássaros, por exemplo; os instintos são concatenações dos reflexos herdados. Seu trabalho antecipou, a Origem das Espécies, de Darwin (1859). Charles Robert Darwin nasceu em Shrewsbury em 12 de fevereiro de 1809 morreu em em Downey em 19 de Abril de 1882. Ele foi um naturalista que alcançou fama ao convencer a comunidade científica da época sobre a ocorrência da evoluçãodas espécies e propôs uma teoria que explicava que a evolução das espécies se dava por meio da seleção natural e sexual. Esta teoria se desenvolveu no que é agora considerado o paradigma central para a explicação de diversos fenômenos na biologia. Estudante de medicina Darwin, começou a se interessar por história natural e depois também inclusive por Teologia. Suas observações da naturezalevaram-no ao estudo da diversificação das espécies. Em 1838, esses estudos o levaram ao desenvolvimento da teoria da Seleção Natural, onde mais tarde consequentemente o levou a escrever em 1859 o livro “A Origem das Espécies”. Esta obra é considerada um dos livros mais importantes da história da ciência e apresenta a Teoria da Evolução, base de toda biologia moderna. É apresentado neste livro as...
tracking img