Japao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3886 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Japão


Introdução

O Japão é um país insular da Ásia oriental.
Localizado no Oceano Pacífico, a leste do Mar do Japão, da República Popular da China, da Coreia do Norte, da Coreia do Sul e da Rússia, que se estende do Mar de Okhotsk, no norte, ao Mar da China Oriental e Taiwan, ao sul. Os caracteres que compõem o seu nome significam "origem do Sol", razão pela qual o Japão é às vezesidentificado como a "Terra do Sol Nascente".
O país é um arquipélago de 6 852 ilhas, cujas quatro maiores são Honshu, Hokkaido, Kyushu e Shikoku, representando em conjunto, 97% da área terrestre nacional. A maior parte das ilhas é montanhosa, com muitos vulcões como, por exemplo, os Alpes japoneses e o Monte Fuji.
O Japão possui a décima maior população do mundo, com cerca de 128 milhões dehabitantes.
Tóquio é a capital do Japão, com mais de 30 milhões de habitantes.

Língua Japonesa

A língua japonesa sofreu influências da língua chinesa, por um período no mínimo de 1500 anos.
Muito do seu vocabulário foi importado da língua chinesa ou criado com base em modelos chineses, a sua gramática é semelhante à língua coreana.
A língua japonesa é o idioma falado no japão, e em outroslugares do mundo, onde se encontrem comunidades de imigrantes e descendentes de japoneses.
Actualmente, o Brasil abriga a maior população japonesa fora do Japão, com cerca de 1,5 milhão de nikkeis (termo usado para denominar os japoneses e seus descendentes).
É uma língua aglutinante e caracteriza-se por um sistema que reflecte a natureza e hierarquia da sociedade japonesa, com formas verbais evocabulários particulares.
A língua japonesa usa cinco sistemas de escrita diferentes: rōmaji, hiragana, katakana, kanji e os algarismos indo-arábicos.

Exemplos de escrita Japonesa

Arte no Japão

A arte do Japão atravessou inúmeras fases desde os imemoriais tempos desta civilização, alcançando magníficas realizações expressivas, como as do período Eddo e outras. De modo geral, umacaracterística recorrente nas diversas manifestações da arte japonesa ao longo de sua história é a utilização de cores fortes, mas também ocorrem outras características nos diversos géneros artísticos e nos vários períodos na história de cada género. A arte das gravuras, por exemplo, conheceu características como o refinamento e o intimismo, e a magnífica junção de delicadeza e intensidade. Um exemplo dearte do Japão, no âmbito das artes cénicas, é o kabuki. Outro exemplo é oshie, a arte de fazer quadros de gueixas usando retalhos de fazenda coloridas.

Kabuki

Oshie

Arquitectura

É na região de Nara que se podem encontrar os mais antigos vestígios de construções arquitectónicas. O complexo de templos de Hôryû-ji, cuja origem remonta ao século VII e é pontuado, pelo templo dacoroação do Príncipe Shotokuplexo e por cinco pisos, apresenta no interior do recinto sagrado, quarenta e um edifícios que formam uma pequena cidade.
Templo de Hôryû-ji Templo Fénix

Durante o período Fujiwara foi erguido o Templo Fénix, concluído em 1053, uma estrutura simétrica constituída por duas alas quebradas que se aproximam de um lagoartificial.

Durante a fase Muromachi, foi desenvolvida uma das tipologias fundamentais desta cultura, a casa de chá. Este espaço, especialmente vocacionado para as reuniões motivadas pela cerimónia do chá, encontra a sua filiação tipológica e formal na casa rural japonesa.


Em plena época feudal, um dos edifícios mais importantes era o castelo, uma estrutura defensivaque servia também de residência aos poderosos senhores feudais.
São exemplos de castelos, o de Öhiroma, erguido no século XVII, ou o de Himeji (1609), com o perfil determinado pelos telhados curvados, de três pisos.

Castelo de Himeji


Palácio de Katsura

O palácio de...
tracking img