Janio quadros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1207 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO
DE
HISTÓRIA

Aluno:
Professor:

2012
Os 50 anos da renúncia de Jânio Quadros

Elabore um parágrafo sobre o momento histórico do Brasil, entre 1961 e 1964, que culminou no Golpe dos militares.

Com a renúncia de Jânio Quadros, a presidência caberia ao vice João Goulart. No momento da renúncia de Jânio Quadros, Jango se encontrava na Ásia, em visita a República Popular daChina. Porém, os grupos de oposição mais conservadores representantes das elites dominantes e de setores das Forças Armadas não aceitaram que Jango tomasse posse, sob a alegação de que ele tinha tendências políticas esquerdistas. Não obstante, setores sociais e políticos que apoiavam Jango iniciaram um movimento de resistência.
O governador do estado do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, destacou-secomo principal líder da resistência ao promover a campanha legalista pela posse de Jango. O movimento de resistência, que se iniciou no Rio Grande do Sul e irradiou-se para outras regiões do país, dividiu as Forças Armadas impedindo uma ação militar conjunta contra os legalistas. No Congresso Nacional, os líderes políticos negociaram uma saída para a crise institucional.
A solução encontrada foio estabelecimento do regime parlamentarista de governo que vigorou por dois anos (1961-1962) reduzindo enormemente os poderes constitucionais de Jango. Com essa medida, os três ministros militares aceitaram, enfim, o retorno e posse de Jango. Em 5 de setembro Jango retorna ao Brasil, e é empossado em 7 de setembro. 
Em janeiro de 1963, Jango convocou um plebiscito para decidir sobre a manutençãoou não do sistema parlamentarista. Cerca de 80 por cento dos eleitores votaram pelo restabelecimento do sistema presidencialista. A partir de então, Jango passou a governar o país como presidente, e com todos os poderes constitucionais a sua disposição. Porém, no breve período em que governou o país sob regime presidencialista, os conflitos políticos e as tensões sociais se tornaram tão graves queo mandato de Jango foi interrompido pelo Golpe Militar de março de 1964.

Questionamentos

1- “Ele [Jânio Quadros] foi à UDN de porre no governo”

 No sentido de que o estilo populista nos comícios atraiu muito a UDN, porque a UDN precisava de voto. Mas os líderes da UDN perceberam rapidamente o seu engano. Nenhum deles veio apoiar Janio Quadros quando deveriam ao menos ter feito algumacoisa para impedir a renúncia.

2- Apontem as medidas governamentais citadas na reportagem que parecem expressar uma proposta conservadora, e quais poderiam ter sido tomadas por um governo nacionalista ‘de esquerda’.

As medidas governamentais conservadoras, foram a proibição do uso de biquínis nas praias, proibição do “lança-perfume”,brigas de galo e corridas de cavalos em dias uteis, censurade radio, aumento das horas de trabalho, entre outros.
Já o governo nacionalista de esquerda criticou a UDN, apoiou as ideologias cubanas, reatou as relações diplomáticas com a URSS e enviou o vice-presidente para a china, um país comunista.

3- Ao tomar, simultaneamente, decisões conservadoras e progressistas, Jânio colocava-se acima desses dois campos?

Jânio não se colocava acima doscampos conservador e progressista, além de sua maneira de governar não estava ligada em uma ideologia, perdendo, então, o apoio do povo e da UDN.

4- “o Brasil viajou numa montanha-russa monitorada por um homem de 44 anos que obedecia exclusivamente ao instinto”.

“O governo de Jânio tangenciou o penhasco com perturbadora frequência, alternando freadas bruscas com acelerações vertiginosas.” Ogoverno de Jânio Quadros foi caracterizado por altos e baixos, ou seja, medidas boas e outras incabíveis.

5- “’Foi o maior erro que cometi’. ‘Ao renunciar, eu quis pedir um voto de confiança à minha permanência no poder’. ‘Jango era um espécie de Lula, completamente inaceitável para a elite’. ‘Imaginei que o povo iria às ruas, seguido dos militares, e que eu seria chamado de volta’”.

Os...
tracking img