Janelas holandesas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1516 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ficha de Leitura | Janelas Holandesas | Irene Cieraad


Tiago Manuel Da Silva Pereira | 20070389 setembro 2008


A Janela Holandesa



É final da tarde e as janelas das casas Holandesas mantêem-se abertas chamando a atenção dos visitantes que passam na rua, expondo não só o interior da casa como a vida familiar. No olhar dos turistas há uma ligação imediata às janelas daprostituição presentes nas cidades Holandesas, há algo de sexual nesta mentalidade da casa que se mostra. Quando passeamos pela cidade notamos a forte decoração das janelas que, de forma silenciosa dão a conhecer ao mundo o estilo de vida de quem a habita. Existe um simbolismo muito forte que liga a mulher à janela vinculado na cultura tradicional social, a decoração e julgamento da janela são essenciais.Várias pinturas do século XVII representam a mulher sentada à janela mostrando o interior da sua habitação, mas com o passar dos anos já nos sec.XVIII e XIX esta representação modificou-se deixando de ser tão directa do papel social da mulher do norte da Europa. Com a influência francesa as janelas tornam-se menos transparentes aumentando a camada de cortinas tornando a sala de estar umasala escura que funcionava como o território das respeitáveis donas de casa. Com o passar de uma época mais conservadora no sec.XX, o clímax foi atingido no pós-guerra que levou, também, ao desenvolvimento das janelas da prostituição onde as janelas estão abertas não só de dia como à noite.
Podemos interpretar estas janelas como linhas transparentes entre o interior e mundo doméstico e oexterior e mundo da vizinhança. A janela é o símbolo de uma cultura específica com múltiplos significados e classifica a realidade social holandesa como sendo, o espaço público orientado para o masculino e o privado para o feminino. O carácter da janela é dado não só pela sua fragilidade perante a parede e a porta mas também pela forma como está guardada, limpa e decorada. A dominante temporal queclassifica o dia e a noite é dada pela janela aberta ou fechada.
A cruz da janela divide-a em duas partes, uma fixada em cima e outra em baixo. As portadas de madeira cobrem a parte superior da janela à noite e às vezes durante o dia onde é pintado o brasão da familia que quando danificado é considerado uma violação da integridade dos habitantes.
O desconforto e a frieza transmitidapelas pinturas do século XVII que representavam a mulher com uma posição de guarda à janela, iniciou provavelmente uma reconstrução no interior. Foi desenvolvido um novo tipo de janela frontal mais larga, a ‘janela holandesa’ que conferia às habitações uma maior transparência. Tal como a janela, também a porta de entrada aumentou as suas dimensões, onde anteriormente também se mantivera aberta,contrasta com a transparência da fachada. Esta dá para um hall com divisões em ambos os lados que dão para a fachada, hall que nos conduz a um jardim nas traseiras da casa. Assim deslocada a atenção daqueles que não são habitantes do espaço público da rua para as traseiras, local favorito das famílias do século XVIII. Os degraus que levam às majestosas entradas marcam a separação entre público eprivado algo que as grandes janelas negam. A atitude de controlar a janela marca a classe da mulher,onde a mulher da classe alta não se senta à janela
da frente, o controlo passa para as empregadas domésticas. No século XIX as grandes janelas desaparecem da arquitectura não só pelo curto período de reinado francês mas também pelas preferências de uma elite urbana francesa. A imposição do impostolegislativo da janela considerava que o número de janelas voltadas para a rua seria um sinal de prosperidade da casa, no século XIX as janelas da classe média alta continuavam maiores que as da classe média baixa. Essas diferenças desvanecer-se-iam no decorrer do século XX.
O distanciamento entre o público e o privado tornou-se o foco de atenção de um movimento civil da elite holandesa. A...
tracking img