Doze mais belos patrimonios religiosos brasileiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1661 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O objetivo do trabalho DOZE DOS MAIS BELOS PATRIMÔNIOS BRASILEIROS foi mostrar a história dessas obras. Procuramos fazer uma pesquisa bibliográfica e usando a internet para buscar imagens para uma visualização mais clara. Para a apresentação desse trabalho foi desenvolvido em base das 12 mais belas edificações. São elas: Catedral Basílica, Casa da torre de Garcia D’Àvila e capela,Igreja de Nossa Senhora da Graça e colégio dos jesuítas, Igreja e convento de Nossa Senhora Da Penha, Igreja De Nossa Senhora Da Assunção, A Igreja e Residência dos Reis magos, Fortaleza Do Monte Serrate, Igreja de Nossa Senhora do bom sucesso e antigas enfemarias, Igreja de São Lourenço dos Indios, Igreja e convento de Nossa Senhora Das Neves, Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Igreja De SãoCosme E São Damião.
Nossa principal fonte de pesquisa foi o livro O patrimônio construído, as 100 mais belas edificações do Brasil, com isso procuramos mostrar como foram feitas essas edificações, como foram fundadas e o valor histórico de cada obra.

DOZE DOS MAIS BELOS PATRIMÔNIOS BRASILEIROS

IGREJA DE SÃO COSME E SÃO DAMINÃO
Conhecida como a igreja mais antiga do Brasil, a Matriz de SãoCosme e São Damião, foi andada construir por Duarte Coelho na década de 1530, numa homenagem aos santos que teriam ajudado em sua vitoria sobre os potiguaras e os franceses. De arquitetura renascentista, possui sua fachada quase quadrada, com uma porta e duas janelas, entre as quais existem dois nichos de cantaria com as imagens dos santos gêmeos.
Antes de excelente restauração, a fachada daigreja de encontrava muito descaracterizada por um frontão barroco tardio e deselegante.(BUENO Alexei ET AL, O Patrimônio Construído, 2002, pg. 18)

Casa da torre de Garcia D’Àvila e capela
Erguida por Garcia d'Ávila a partir de 1551 para sede dos seus domínios, cumprindo o Regimento passado por João III de Portugal (1521-1557) data a sua construção entre 1563 e 1609.Garcia D’Àvila foi um dosprincipais fidalgos entre os que chegaram na Bahia em 1549, acompanhando tome de Sousa, governador-geral e fundador da cidade de Salvador. Constituía-se em uma espécie de mansão senhorial, ainda ao estilo manuelino em uso por Portugal nas suas possessões ultramarinas no início do século XVI.
A capela, ao contrario a igreja nao caiu em ruinas ao contrario do resto da edificação j se encontravadescrita exatamente como hoje. (BUENO Alexei ET AL, 2002, pg. 23)

Igreja de Nossa Senhora da Graça e colégio dos jesuítas
A Igreja de Nossa Senhora da Graça foi uma das primeiras a serem construídas no Brasil. Originalmente erguida como um oratório de taipa no ano de 1551, por ordem de Duarte Coelho, fazia parte de uma propriedade doada aos Jesuítas para que iniciassem a catequização dosindígenas do local, e deveria incluir um colégio e um jardim botânico, instalados mais tarde. Já em 1567 o edifício primitivo foi substituído por outro maior, de alvenaria, obra do padre Antônio Pires concluída depois de quatro anos, mas que era apenas uma capela. Entre 1584 e 1592 a igrejinha foi ampliada pelo padre Luiz Grã, com acréscimo da nave, fachada e telhado.
Com o incêndio de Olinda em 1631 ocomplexo foi seriamente danificado, mas os objetos de culto e outras riquezas foram removidos a tempo e enterrados a salvo dos saques. (BUENO Alexei ET AL, O Patrimônio Construído, 2002, pg. 24)
Igreja e convento de Nossa Senhora Da Penha
O Convento da Penha é um dos santuários mais antigos do Brasil, fundado por Frei Pedro Palácios no ano de 1558, na cidade de Vila Velha, Espírito Santo.
Numpenhasco que ostenta no seu entorno imponente fragmento da mata atlântica, está edificado o Santuário de Nossa Senhora da Penha, fundado por Frei Pedro Palácios que aqui chegou em 1558, trazendo consigo o Painel de Nossa Senhora das Alegrias.
O monumento arquitetônico, peculiar na singeleza e sobriedade, apresenta em sua trajetória histórica muitas reconstruções como a excepcional concepção...
tracking img