Janela de johari

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2119 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A Janela de Johari é uma ferramenta usada na comunicação interpessoal das pessoas, ela foi criada por dois psicólogos americanos Joseph Luft e Harrington Ingham a cerca de 50 anos. Quando falamos em comunicação interpessoal, estamos dizendo que é a troca de informações entre duas ou mais pessoas.
A Janela de Johari nos auxiliará a nos compreendermos melhor e assimdesenvolvermos o nosso eu. Ao longo do trabalho encontraremos a influência dessa ferramenta em nosso aprimoramento como futuro executivos.













A JANELA DE JOHARI
Devemos desenvolver nossa capacidade de perceber com precisão o que acontece em nossa volta, para isso precisamos de equilíbrio ou ajustamento interno, autoconhecimento e flexibilidade. Ajudar a reconhecer o que énosso de fato e o que é do outro, saber o que mobiliza nossas reações de angústia, irritação e raiva, entre tantas outras. Nem sempre o outro tem a intenção de nos atacar, agredir ou ofender, e devemos reconhecer que, às vezes, nós não estamos dispostos ou pré-dispostos a aceitar esta, ou aquela brincadeira. Se soubermos diferenciar estes momentos, já será um grande avanço.
Existe uma ferramentaconhecida como Janela de Johari (o nome é proveniente dos pré-nomes de seus criadores, Joseph Luft e Harrington Ingham), que contribuíram bastante para o autoconhecimento.
A Janela de Johari é dividida em quatro quadrantes são eles:
O Eu Aberto (área livre) - é o primeiro quadrante da janela de johari, mostra o que é conhecido de nós próprios e dos outros, por exemplo “meus amigos sabem que aminha comida predileta é strogonoff”, ou seja, não só eu sei que a minha comida predileta é strogonoff como os meus amigos também sabem. Esse quadrante é fundamental no relacionamento, porque a uma troca livre e aberta de informações. O Eu Aberto representa as qualidades que você sabe que tem e os outros também.
O Eu Cego (área cega) - é representado pelo quadrante superior do lado esquerdo dajanela de johari. Mostra o que eu não percebo ou conheço de mim mesmo, mas são percebidas e conhecidas pelos outros, como por exemplo “tiques, verbalizações, estilos etc”. O Eu Cego representa as qualidades que você não sabe que tem, mas os outros sim.
O Eu Oculto (área secreta) – é representado pelo quadrante inferior do lado direito da janela de johari. Mostra o que eu conheço a meu respeito e queos outros não sabem, como por exemplo “Devo para muitas pessoas” São informações que eu não falo, não abro para os outros. O Eu Oculto representa as qualidades que você sabe que tem, mas os outros não.
O Eu Desconhecido (área desconhecida) – é representado pelo quadrante inferior do lado esquerdo da janela de johari, mostra o que eu não conheço sobre mim mesmo nem as outras pessoas conhecemtambém, é desconhecido por todos. O Eu Desconhecido representa as qualidades que nem você e nem os outros sabem que você possui.


Observe a figura 1 a seguir:
























A Janela de Johari não é imutável, ou seja, suas janelas não são fixas, como podemos pensar a principio. Existem procedimentos e fenômenos que contribuem para ampliarmos a nossa percepçãoa nosso respeito, bem como a dos outros.
O primeiro chama-se feedback, que é medido pela disposição dos outros em me trazer informações a meu respeito, e a minha disposição em receber e ouvir estas informações. Se eu estiver receptivo para o que os outros disserem a meu respeito posso saber qual a impressão que causo e se é fundamental ou não. Desta forma , posso agir para desfazer umeventual mal entendido rapidamente. O fenômeno do feedback interfere no formato da janela de JOHARI, alterando para quem está disposto a receber informações, pois o que era antes desconhecido para mim e conhecido para os outros passa a ser também do meu domínio. Diminuindo a área do “Eu Cego”, e aumentando a área do “Eu Aberto”.





Outro fenômeno que altera a janela de JOHARI e a...
tracking img