James joyce

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1056 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS – EAD

ATIVIDADE TEÓRICO – PRÁTICA - ETAPA 01
JAMES JOYCE

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS – EAD

ATIVIDADE TEÓRICO – PRÁTICA - ETAPA 01
JAMES JOYCE

James Augustine Aloysius Joyce, mais conhecido como James Joyce, um dos maiores escritores da língua inglesa do século XX, nasceu em Dublin, na Irlanda, a dois de fevereiro de 1882,filho de pais católicos, bem-sucedidos financeiramente. Um exilado de sua própria pátria, Joyce foi profundamente influenciado por sua vivência irlandesa, que empresta a sua obra o cenário e os temas mais freqüentes. A infância e a adolescência passadas em Dublin povoarão as páginas de seus livros com os personagens e paisagens que lhe são familiares durante este período.
Em 1902 James Joyce, seguepara Paris para estudar medicina, mas abandona o curso para dedicar-se ao ensino da língua inglesa e à literatura.
Em 1907, publica seu primeiro livro, Música de Câmara (poemas). A coletânea de contos Dublinenses (Arábia) sai em 1914, causando revolta nos círculos conservadores, por sua descrição sem sentimentalismo das pequenas e grandes misérias da vida na Irlanda. Seu primeiro romance, oautobiográfico Retrato do Artista Quando Jovem aparece em 1916. Mas Joyce só alcança fama internacional em 1922, com a publicação de Ulisses, citado habitualmente como um dos dois ou três maiores romances do século 20.

No conto literário Dublinense (Arábia), o escritor irlandês revela-se um propósito autobiográfico, pelo menos as melhores lembranças da sua infância e adolescência como em umEncontro e Arábia. A compreensão humana e as críticas apontando as chagas da sociedade, talvez sejam o ponto mais alto deste livro, embora possam ser confundidos nestes primeiros trabalhos em prosa; em que Joyce transborda certo sentimento com um profundo clima poético, o que também viria a ser acentuado nos livros posteriores.
Os conflitos são visíveis em quase todos os contos desse volume àluta entre uma vida doméstica, pacata sem grandes anseios, e sua visão de mundo vista de uma órbita, cheia de mistérios e tentações. Mas é impiedoso partir porque a cidade não entende seus filhos, seus personagens. O espírito religioso e moral, um certo tradicionalismo cultural, ainda está praticamente intacto neste primeiro livro de prosa de James Joyce. Prepara-se para os grandes vôos  dasubversão dos valores tradicionais, morais ou literários. Dublinenses, livro sem dúvida maduro, narrativa segura, diálogos bem feitos e espontâneos,  criação de personagens com grande vigor e humanidade.
O Retrato do Artista Quando Jovem é o primeiro romance de James Joyce. O livro relata a juventude de Stephen, passada entre realidade profundamente marcante na personalidade de Dedalius/Joyce: ocolégio de Jesuítas, com os seus métodos espartanos de ensino, a cidade de Dublin, suja e dominada pela eterna querela política face à dominação inglesa e uma família abastada, mas que, gradualmente, cai na ruína.
A perpétua luta pela independência da Irlanda obcecava os seus concidadãos. Mas Dedalus coloca-se para lá dessa realidade: “Quando a alma de um homem nasce neste país, lançam-lhe logoredes, para impedi-la de voar. Fala-me de nacionalidade, de língua, de religião; eu vou tentar voar para lá dessas redes”. E mais adiante: “A Irlanda é uma porca velha que devora a sua ninhada”.
Perante tudo isto, o jovem Dédalus anseia por voar mais alto. Procura nos poetas, vasculha em Aquino, refugia-se nas profundezas do saber, mergulha na lama de Dublin, entre poetas e prostitutas, submerge nomais profundo misticismo jesuítico, mas nada lhe permite construir as suas asas de cera. O seu mundo seria outro.
Mas, para lá chegar, foi preciso viver. É desta vida multifacetada e mortificada que Joyce dá conta, numa obre genial em termos estéticos. Uma terrível guerra interior, travada entre a moral católica e a atração da realidade mundana perpassa a mente de Stephen de forma impiedosa e...
tracking img