Jamaica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (897 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Jamaica foi descoberta pela Espanha depois de Cristóvão Colombo ter chegado em 1494. Colombo usou a ilha como propriedade privada da sua família. Os ingleses conquistaram-na em 1670. Durante osprimeiros 200 anos de domínio britânico, a Jamaica tornou-se o maior exportador mundial de açucar, o que se conseguiu pelo uso maciço de trabalho escravo africano. A chegada dos espanhóis a ilha se deuem 1494, mataram os índios arauaques que ali viviam, e levaram escravos africanos para plantar cana-de-açúcar.
Em 1670 os britânicos assumiram oficialmente o controle da ilha. O fim da escravatura(1833) e dos privilégios comerciais (1846) fizeram com que a região se empobrecesse.
Tornou-se independente em 1962, após trinta anos de luta, e no mesmo ano entrou para a Comunidade Britânica.O país se aproximou do bloco soviético durante a Guerra Fria em 1970.
Já na década de 1980, o país adotou política liberal e ficou sob a influência dos Estados Unidos. Nas primícias da década de1990, ocorreu uma crise econômica, que gerou greves e um significativo aumento da violência. Em 1999, foi fundado um grupo de cooperação com os Estados Unidos, para extinguir as plantações de maconhana Jamaica a qual é proibida desde 1913.

A diversidade de grupos humanos determinou muitas características da cultura da Jamaica. A língua dos camponeses lembra a herança africana, bem como seuvocabulário se baseia no inglês; é a utilizada para cantar temas folclóricos. Os costumes são passados de geração em geração e as crenças anscestrais como uma recordação do pitoresco personagemAnancy, o homem aranha, que encontra-se também no folclore dos Ashantis da África Ocidental. Em algumas comunidades do interior está conservado o culto a seres fabulosos como Jack Três Dedos, o granderebelde de dois metros de altura e Tacky, o antigo chefe africano, homens que nunca aceitaram submeter-se aos colonos.
O culto rastafari desenvolveu-se em seus primeiros anos com grande rapidez,...
tracking img