Jamaica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3209 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aspectos Históricos
• História do País
A chegada dos espanhóis a ilha se deu em 1494, mataram os índios arauaques que ali viviam, e levaram escravos africanos para plantar cana-de-açúcar. Em 1670 os britânicos assumiram oficialmente o controle da ilha. O fim da escravatura (1833) e dos privilégios comerciais (1846) fizeram com que a região se empobrecesse. Tornou-se independente em 1962, apóstrinta anos de luta, e no mesmo ano entrou para a Comunidade Britânica. O país se aproximou do bloco soviético durante a Guerra Fria em 1970. Já na década de 1980, o país adotou política liberal e ficou sob a influência dos Estados Unidos. Nas primícias da década de 1990, ocorreu uma crise econômica, que gerou greves e um significativo aumento da violência. Em 1999, foi fundado um grupo decooperação com os Estados Unidos, para extinguir as plantações de maconha na Jamaica.
• Principais Movimentos Históricos
O principal movimento histórico da Jamaica é o Rastafarismo. O rastafarianismo, também conhecido como movimento rastafári ou Rastafar-I (rastafarai) é um movimento religioso que proclama Hailê Selassiê[->0] I, imperador[->1] da Etiópia[->2], como a representação terrena de Jah[->3](Deus[->4]). Este termo advém de uma forma contraída de Jeová[->5]encontrada no salmo[->6] 68:4 na versão da Bíblia[->7] do Rei James, e faz parte da Trindade[->8] sagrada o messias[->9] prometido. O termo rastafári tem sua origem em Ras ("príncipe" ou "cabeça") Tafari ("da paz") Makonnen, o nome de Hailê Selassiê antes de sua coroação.
O movimento surgiu na Jamaica[->10] entre a classe trabalhadorae camponeses afro-descendentes em meados dos anos 20[->11], iniciado por uma interpretação da profecia bíblica em parte baseada pelo status de Selassiê como o único monarca africano[->12] de um país totalmente independente e seus títulos de Rei dos Reis, Senhor dos Senhores e Leão Conquistador da Tribo de Judah, que foram dados pela Igreja Ortodoxa Etíope[->13].
Alguns historiadores, afirmam queo movimento surgiu, e teve posteriormente adesão, por conta da exploração que sofria o povo jamaicano, o que favorece o surgimento de ideias religiosas e líderes messiânicos.
Outros fatores inerentes ao seu crescimento incluem o uso sacramentado da maconha[->14] ou "erva", aspirações políticas e afrocentristas[->15], incluindo ensinamentos do publicista e organizador jamaicano Marcus Garvey[->16](também freqüentemente considerado um profeta), o qual ajudou a inspirar a imagem de um novo mundo com sua visão política e cultural.

Aspectos Geográficos
• Localização Geográfica
A Jamaica é parte do arquipélago das Grandes Antilhas, no Mar do Caribe. Situa-se a cerca 145 quilômetros ao sul de Cuba[->17] e a 190 quilômetros a oeste da ilha de Hispaniola[->18] (onde se localizam oHaiti[->19] e a República Dominicana[->20].
• População
Os primeiros habitantes da ilha da Jamaica foram os índios aruaques, extintos após a chegada e domínio dos espanhóis a partir de 1500. Em 1655, a ilha foi invadida e incorporada pela Coroa britânica, que levou os escravos africanos para trabalharem nas plantações de cana-de-açúcar. A partir daí, a população passou a ser formada, predominantemente,pelos descendentes de africanos e mestiços. A Jamaica é um país que teve em 2007[->21] sua população estimada em 2,7 milhões de habitantes.

• Extensão Territorial
A Jamaica é uma nação localizada no mar das Caraíbas (mar do Caribe), extensa 234 quilômetros de leste a oeste e 80 quilômetros de norte a sul.
• Clima, relevo, hidrografia, fauna e flora
É uma Ilha de clima tropical marítimo,com ocorrência de ciclones e pequenas oscilações sazonais. Os ventos oceânicos aliviam o calor e a umidade. A estação chuvosa vai de maio a outubro. Os ventos fortes são frequentes, pois a ilha situa-se entre áreas de baixa e alta pressão, ocorrendo furacões. As suas terras são os picos emersos de uma cadeia de montanhas submarina. O clima tropical alcança índices pluviométricos de até 5000 mm....
tracking img