Jaiene repteis

1195 palavras 5 páginas
Os crocodilianos são animais surpreendentes. Há milhões de anos no planeta, são os seres mais próximos de um dinossauro vivo que podemos conhecer. A razão dessa longevidade é que eles são animais quase perfeitos em seu ambiente, já que: podem sobreviver dois ou três anos sem comer; são um dos poucos répteis que cuidam de seus filhotes; e possuem em sua pele sensores de vibração extremamente sensíveis, que lhes permitem detectar até a mais leve vibração e sair da zona de perigo bem antes que o perigo chegue.

Mas também podem ser perigosos, pois são guiados pelo instinto. Seu cérebro pesa apenas 8 ou 9 gramas e ocuparia apenas metade de uma colher de sopa, o que significa dizer que se ele estiver com fome, comerá qualquer coisa que se mova. Os animais de estimação e as crianças que ficam perambulando perto de uma lagoa com jacarés são vítimas freqüentes desse comportamento instintivo.

Os grandes animais couraçados da pré-história legaram à atualidade a classe dos Crocodilianos, que apesar de muito parecidos com seus antepassados são o resultado de lenta adaptação a um habitat menos agressivo. Originários do Mezozóico (entre 251,65 milhões e 500 mil anos atrás), eles atravessaram milhões de anos sobrevivendo às enormes transformações daquela época, apresentando, na atualidade, morfologia (forma e estrutura do corpo ou dos órgãos) bastante parecida com a dos pré-históricos, embora exista variedade no tamanho. O primeiro espécime (surgido no Cretáceo, período da era do Mezozóico entre 145,5 e 65,5 milhões de anos), era o Protosuchi, que não ultrapassou 1,2 metro de comprimento. Com a passagem de 35 milhões de anos as famílias multiplicaram-se, foram se adaptando ao meio e transformando-se em animais de grande porte, chegando a atingir até 14 metros de comprimento, que era o tamanho do Fobosuchi, habitante do sul da América da Norte. Grandes e encouraçados, foram capaz de lutar pela sobrevivência com outros animais de grande envergadura, tornando-se

Relacionados