Jaiene repteis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1195 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os crocodilianos são animais surpreendentes. Há milhões de anos no planeta, são os seres mais próximos de um dinossauro vivo que podemos conhecer. A razão dessa longevidade é que eles são animais quase perfeitos em seu ambiente, já que: podem sobreviver dois ou três anos sem comer; são um dos poucos répteis que cuidam de seus filhotes; e possuem em sua pele sensores de vibração extremamentesensíveis, que lhes permitem detectar até a mais leve vibração e sair da zona de perigo bem antes que o perigo chegue.



Mas também podem ser perigosos, pois são guiados pelo instinto. Seu cérebro pesa apenas 8 ou 9 gramas e ocuparia apenas metade de uma colher de sopa, o que significa dizer que se ele estiver com fome, comerá qualquer coisa que se mova. Os animais de estimação e as crianças queficam perambulando perto de uma lagoa com jacarés são vítimas freqüentes desse comportamento instintivo.



Os grandes animais couraçados da pré-história legaram à atualidade a classe dos Crocodilianos, que apesar de muito parecidos com seus antepassados são o resultado de lenta adaptação a um habitat menos agressivo. Originários do Mezozóico (entre 251,65 milhões e 500 mil anos atrás), elesatravessaram milhões de anos sobrevivendo às enormes transformações daquela época, apresentando, na atualidade, morfologia (forma e estrutura do corpo ou dos órgãos) bastante parecida com a dos pré-históricos, embora exista variedade no tamanho. O primeiro espécime (surgido no Cretáceo, período da era do Mezozóico entre 145,5 e 65,5 milhões de anos), era o Protosuchi, que não ultrapassou 1,2 metrode comprimento. Com a passagem de 35 milhões de anos as famílias multiplicaram-se, foram se adaptando ao meio e transformando-se em animais de grande porte, chegando a atingir até 14 metros de comprimento, que era o tamanho do Fobosuchi, habitante do sul da América da Norte. Grandes e encouraçados, foram capaz de lutar pela sobrevivência com outros animais de grande envergadura, tornando-sepredatórios.



A enorme cabeça dos crocodilianos, que pouco se destaca do pescoço, é achatada e forma um focinho cujo tamanho varia de uma espécie para outra. Duas aberturas em forma de meia-lua são as narinas, que se fecham hermeticamente assim que o animal mergulha. Na parte superior e posterior da cabeça estão os olhos, pequenos, munidos de três pálpebras: duas normais e uma terceira destinada afacilitar a visão sob a água e no escuro. As pupilas são verticais e, sob luz intensa, transformam-se numa estreita fenda, mas à noite elas se dilatam e os olhos brilham em tom róseo. Os ouvidos também têm seus opérculos (placas ósseas localizadas dos lados da cabeça dos peixes) protetores no mergulho. Cada um dos potentes maxilares é provido de 22 dentes cônicos logo substituídos quando sequebram, mas eles servem apenas para dilacerar e prender os alimentos. .



Os crocodilianos são os únicos répteis que têm o crânio maciço. A parte inferior é fechada com o palato duro (fina camada óssea localizada no céu da boca), que separa as fossas nasais da cavidade bucal. Nela está a língua, soldada no pavimento da boca e pouco desenvolvida. A comunicação boca-faringe é fechadaautomaticamente assim que o animal mergulha, o que lhe permite abri-la dentro d’água sem qualquer problema. O corpo largo e achatado é dividido em cavidade torácica e abdominal, ficando na primeira os pulmões e o coração, que é o mais evoluído entre os répteis. Esse órgão tem quatro cavidades, enquanto os pulmões são inteiramente divididos em câmaras onde os brônquios desembocam. O tubo esofagiano dilata-separa formar o estômago, cujo trabalho mecânico é auxiliado por um suco gástrico altamente corrosivo. O tubo intestinal liga-se ao reto e à cloaca, onde também desembocam os dois ureteres provenientes dos rins. Entre as cavidades do tórax e abdome, uma divisão que lembra o diafragma dos mamíferos. O sistema nervoso desses répteis é composto pelo cérebro e doze pares de nervos cranianos....
tracking img