Jady

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (331 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Brecha camponesa:
Outro mecanismo de controle e manutenção da ordem escravista foi a criação de uma margem de economia própria para o escravo dentro do sistema escravista ,a chamada brechacamponesa.
Invasões Holandesas no nordeste
A primeira invasão foi na Bahia em 1624 depois a região escolhida foi Pernambuco em 1630 pois era capitania mais prospera cerca de 140 engenhos funcionando.
Osholandeses foram ajudados por cristãos novos e por índios mestiços, cantados da dominação lusitana.
A Espanha não teve como proteger A REGIÃO, pois estava concentrada na guerra dos TRINTA ANOS com osfranceses com isso Nassau promoveu muitas melhorias no nordeste. Depois na saída de Nassau da administração a Holanda adotou uma política de aumentar os impostos sobre a população pernambucana, talpolítica provocou uma reação de insatisfação que culminou a INSURREIÇÃO PERNAMBUCANA, movimento que expulsou os Holandeses de Pernambuco em 1654.
Além das Invasões holandesas o Brasil tbm sofreu com asinvasões Francesas no RJ e maranhão.
A França Antártica:
Em 1555 os franceses invadiram a região da baía da Guanabara e construíram o forte coligny. Foi fundada a frança Antártica por protestantescalvinistas, que teve 5 anos de vida. A colônia francesa foi destruída pelos portugueses do litoral sudeste do Brasil. È bom ressaltar que o fim da frança antártica não expulsou definitiva dosfranceses no litoral, depois o geral governador nem de Sá mandou seu sobrinho erguer um forte em 1565 deu origem a cidade de São Francisco assim em 1967 eles são definitivamente expulsos do Rio de Janeiro.França Equinocial:
Agora os franceses estão invadindo o nordeste e norte buscando comercializar com índios no final do Sec. XVI foram expulsos.
Crise Pós união Ibérica e o movimento Bandeirante:Após 60 anos de dominação espanhola e de vinte e quatro anos sem a sua principal capitania, a de Pernambuco.Os portugueses enfrentaram uma dura crise econômica pois tinha dividas com os franceses e...
tracking img