Fluidos penetrantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1821 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução




Os métodos e instalações para testes não destrutivos e diagnósticos técnicos são de primeira importância no desenvolvimento de novos produtos comerciais e industriais, a fim de proporcionar segurança, resistência, encontrar erros de fabricação e aumentar a qualidade do produto final, além de serem de grande uso em manutenções. Nesta área de ensaios não destrutivosencontra-se o uso de líquidos penetrantes, um ensaio bastante simples e que será aqui tratado. O ensaio não destrutivo utilizando líquidos penetrantes consiste na aplicação de um fluido em uma peça para a detecção de fissuras muito pequenas, que normalmente não podem ser vistas ou são de difícil visualização a olho nu. Através da aplicação do fluído, as fissuras, se existirem, se tornam notáveis pelacoloração do fluido. A relevância desse trabalho está inserida em uma pesquisa e apresentação do conceito, dos métodos do ensaio, suas vantagens e desvantagens e principais aplicações.




































Princípios do método

O método de ensaio por líquidos penetrantes proporciona um meio para a detecção de descontinuidades queafloram à superfície dos materiais. O líquido penetrante é aplicado uniformemente sobre a superfície da peça a ser ensaiada, permitindo que ele penetre nas descontinuidades existentes. Este método está baseado no fenômeno da capilaridade que é o poder de penetração de um líquido em locais extremamente pequenos devido a suas características físico-químicas como a tensão superficial e forçasintermoleculares, por esse motivo esse ensaio não pode ser usado para a detecção de descontinuidades superficiais de materiais com porosidade. O poder de penetração é uma característica bastante importante uma vez que a sensibilidade do ensaio é enormemente dependente do mesmo. Após um período adequado de tempo, o excesso de penetrante é removido da superfície, e esta é submetida à secagem. Em seguida,aplica-se o revelador, cuja finalidade é absorver o penetrante retido nas descontinuidades, provocando um manchamento nos pontos em que ocorrer a absorção. A peça, a seguir, deve ser submetida a uma inspeção visual, para detectar a presença ou a ausência de descontinuidades, tais como, gota fria, trincas de tensão provocadas por  processos de têmpera ou revenimento, descontinuidades de fabricação taiscomo: trincas,costuras, dupla laminação, sobreposição de material ou ainda trincas provocadas pela fadiga do material ou corrosão sob tensão, que podem ser facilmente detectadas pelo método de Líquido Penetrante.Os parâmetros de processamento, tais como limpeza inicial, tempo de penetração e técnica de remoção do excesso, são determinados pelos materiais penetrantes utilizados, pela natureza dapeça a ser examinada (forma, tamanho, condição superficial e composição da liga) e tipo de descontinuidade a ser detectada. (ABNT NBR 8407).


Conceitos básicos (Materiais penetrantes)

Líquidos penetrantes são fluidos com alta capacidade de capilaridade (chama-se capilaridade à propriedade dos fluidos de subir ou descer em tubos muito finos, que resulta na capacidade de o líquidomolhar ou não a superfície do tubo), são formados pela mistura de vários líquidos, e devem apresentar uma série de características, indispensáveis ao bom resultado do ensaio. Vejamos quais são essas características:


a. Ter capacidade de penetrar em pequenas aberturas;
b. Ser capaz de manter-se em aberturas relativamente grandes;
c. Ser removível da superfície onde está aplicado;
d. Tercapacidade de espalhar-se em um filme fino sobre a superfície de ensaio;
e. Apresentar grande brilho;
f. Ser estável quando estocado ou em uso;
g. Ter baixo custo;
h. Não deve perder a cor ou a fluorescência quando exposto ao calor, luz branca ou luz negra;
i. Não deve reagir com o material em ensaio, e nem com a sua embalagem;
j. Não pode ser inflamável;
k. Não deve ser tóxico;
l. Não deve...
tracking img