Jabaquara

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
Linha Azul do Metrô
A Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo, no Brasil, compreende o trecho definido pelas estações Tucuruvi e Jabaquara. Esta foi a primeira linha construída pelo Metrô, iniciada no final da década de 1960 e inaugurada do começo dos anos 1970. Esta foi também a primeira linha de metropolitano a ser construída no Brasil.
PrimeiroTrecho
Denominada originalmente Linha Norte-Sul, a Linha 1 do Metrô de São Paulo começou a ser construída em 14 de dezembro de 1968. Sua operação comercial começou no dia 14 de setembro de 1974, com os trens circulando nos seus primeiros sete quilômetros, entre as estações Jabaquara e Vila Mariana. Nesse primeiro trecho, o atendimento ao público era das 10 às 15 horas.
No dia 1 de março de 1975,a Linha 1-Azul do Metrô chegou ao centro da cidade, com a inauguração do seu segundo trecho: Vila Mariana - Liberdade. No segundo semestre do mesmo ano (26 de setembro), foi inaugurado o terceiro trecho: Liberdade - Santana (ainda sem a estação da Sé). Assim, a linha passou a operar seu trajeto completo, do Jabaquara a Santana, operando comercialmente das 6h00 às 20h30. Estava pronta a primeiralinha de metrô paulistana, com 16,7 km de extensão e 20 estações.
Em 17 de fevereiro de 1978, foi inaugurada a estação Sé, a maior do sistema metroviário de São Paulo
Características das estações
Linha elevada entre Parada Inglesa e Armênia (exceto Jardim São Paulo) e subterrânea entre Tiradentes e Jabaquara. A estação Tucuruvi é semienterrada com a entrada da estação em superfície.
As estaçõesJardim São Paulo, Tiradentes e Ana Rosa possuem plataforma central, as estações Luz e Sé possuem plataformas laterais e central e as estações São Bento e Paraíso possuem plataformas laterais sobrepostas. As demais estações possuem plataformas laterais.
Datas importantes
* 14 de dezembro de 1968: Início das obras da Linha 1-Azul, de Santana a Jabaquara.
* 14 de setembro de1974: Jabaquara ↔ Vila Mariana
* 17 de fevereiro de 1975: Vila Mariana ↔ Liberdade
* 26 de setembro de 1975: Liberdade e São Bento ↔ Santana
* 17 de fevereiro de 1978: Estação da Sé concluída
* 29 de abril de 1998: Santana ↔ Tucuruvi

-------------------------------------------------

-------------------------------------------------
Jabaquara
 Jabaquara é um distrito da cidade de São Paulo,no Brasil. Foi criado em 1964. Localiza-se na zona centro-sul do município de São Paulo. Conta com duas estações de metrô e uma rodoviária. Conta atualmente com mais de 220 000 habitantes. O nome do distrito vem do tupi e significa "toca da fuga", de îababa, "fuga" e kûara, "toca". Provavelmente, uma alusão a antigos quilombos que deveriam existir na região[
História
O sítio da Ressaca foiconstruído no século XVIII e tombado no ano de 1972. Três anos depois, o projeto CURA (Comunidade Urbana de Recuperação Acelerada) transformou o Jabaquara em área-piloto, com a restauração iniciada em 1978 e retomada em 1986, após um incêndio. O local passou a abrigar o Acervo da Memória e do Viver Afro-Brasileiro, que reúne objetos referentes à presença dos negros em São Paulo.
Até o início doséculo XVII, a região era ocupada apenas pelos viajantes que se dirigiam a Santo Amaro e à Borda do Campo. A partir dessa época, a região começou a ser procurada por fazendeiros e sitiantes que passaram a abrir estabelecimentos agrícolas e comerciais. Contudo, começou a popularizar-se apenas a partir do final do século XIX, quando a prefeitura decidiu instalar o parque do Jabaquara, utilizado para passeios epiqueniques.
Entre os anos de 1886 e 1913, circularam, pela região, os trens a vapor de uma pequena ferrovia que ligava a Vila Mariana a Santo Amaro e cujos trilhos foram implantados sobre uma via do antigo caminho do Carro (via de ligação entre São Paulo e Santo Amaro após atravessar os atuais distritos do Campo Belo e do Brooklin). Em 1906, a São Paulo Tramway, Light and Power...
tracking img