Isso ae

Páginas: 2 (483 palavras) Publicado: 24 de janeiro de 2013
Segunda-feira 21, checkpoint de Shufat, campo de refugiados 5 quilômetros ao norte do centro de Jerusalém. Os três militares olham com desdém o passaporte e a carteira de imprensa deste repórteremitida pelo centro de imprensa israelense que, pelo menos em tese, autoriza a passagem por checkpoints, inclusive os da Cisjordânia e de Gaza.

“É preciso dar a volta”, diz a militar com arrogância aoárabe israelense Basim, este ao volante do automóvel.

Ele fecha a janela e dá meia-volta para a entrada do checkpoint, onde recuperamos os documentos de outro soldado, ele também com cara de poucosamigos.

Teremos, anuncia Basim, de dirigir 20 minutos rumo ao sul de Shufat e sair pela Cisjordânia. Em miúdos, esse residente do campo de refugiados pode entrar e sair dessa verdadeira prisão ondevivem 70 mil almas. No entanto, com um estrangeiro, fica difícil sair. Donde o passeio forçado.

“Mas o que eu posso fazer?”, indaga Basim, de 54 anos e funcionário de uma pequena loja de celularesao lado da Cidade Antiga de Jerusalém. “Os soldados me conhecem, e, portanto, não posso confrontá-los.”

Todos os finais de tarde, jovens de Shufat vão até o checkpoint e jogam pedras nos soldados.Os confrontos sempre deixam feridos.

“Você tem de escolher a hora certa para entrar e sair de Shufat.”

Basim emenda: “Pelo menos agora você verá a pior parte deste inferno em que vivemos”.

Epõe inferno nisso.

Em um muro lê-se: “Odiamos Israel”. De contêineres de lixo por todas as partes saltam gatos. Móveis abandonados nas ruelas de barro dificultam a passagem de pedestres eautomóveis, o que explica o trânsito e a sinfonia de buzinas. Casas decadentes lembram aquelas das favelas brasileiras.

Mesmo assim, Basim saúda, sorriso nos lábios, várias pessoas.

Leia mais:
A vitóriado medo
Naftali Bennett, a nova face da direita religiosa israelense
Netanyahu: homem forte com coração temeroso

Na verdade, Shufat é um campo econômico de refugiados. As milhares de pessoas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • isso ae
  • È isso aê
  • isso ae
  • Isso ae
  • isso ae mesmo
  • Isso ae
  • Isso ae
  • é isso ae

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!