Isolamento s. aureus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (984 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS
FACULDADE DE ENGENHARIA
ENGENHARIA DE ALIMENTOS
MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS
Prof° CRISTINA TOSTES FILGUEIRAS

Isolamento deStaphylococcus aureus.

Acadêmicos: Marcello Lima Bertuci
Mirelly Ferreira Vargas
Patrícia de Castro Silva
Thais Dias Borges

Dourados-MSSetembro de 2012
1. INTRODUÇÃO


As bactérias do gênero Staphylococcus são cocos Gram-positivos, pertencentes à família Microcaccaceae e por dividirem-se em planos diferentes, quando vistos aomicroscópio aparecem na forma de cacho de uva. São facultativas anaeróbias, com maior crescimento sob condições aeróbias, quando, então, produzem catalase.
O Staphylococcus aureus são bactérias comaproximadamente 0,5 a 1,5 µm de diâmetro, imóveis, não esporulados e geralmente não encapsulados. Suas cepas crescem em meios comuns, caldo ou ágar simples, pH= 7 , à temperatura ótima de 37oC. Ascolônias formadas em placa apresentam-se arredondadas, lisas e brilhantes. A coloração dessas colônias varia desde o acinzentado até o amarelo-ouro, em que a pigmentação aumenta com o tempo de incubaçãoprolongado, não chegando a ser formada nos casos de crescimento em condições anaeróbicas, ou na cultura em caldo. Em placas de ágar sangue, um halo de hemólise desenvolve-se em torno das colônias formadas.O Staphylococcus aureus é uma bactéria que faz parte da microbiota humana, mas que pode provocar doenças que vão desde uma infecção simples, como espinhas e furúnculos, até as mais graves, comopneumonia, meningite, endocardite, síndrome do choque tóxico e septicemia, entre outras.
As bactérias encontradas na pele ficam esperando apenas uma lesão para poderem entrar no corpo, e por isso éextremamente importante lavar bem as feridas, pois vários tipos de infecções no organismo são causados pelo Staphylococcus aureus, e o tipo mais comum é a infecção da pele, cuja porta de entrada...
tracking img