Trabalhos escolares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3474 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Saúde bucal nas escolas: relato de experiência
Oral Health in Schools: experience report
La salud bucal en las escuelas: un relato de experiencia


Resumo
A necessidade de aproximação entre acadêmicos e a realidade vivenciada pela comunidade, bem como a de educar buscando a transformação social, desde uma tenra idade, levou ao desenvolvimento do Projeto de Extensão de Educação em SaúdeBucal, realizado nas Escolas Municipais de Educação Infantil de Araçatuba. A proposta do artigo é descrever sobre o projeto, enfatizando os aspectos educativos, a fim de compartilhar essa experiência e refletir sobre a prática.
Palavras - chaves: Programas educativos, saúde bucal, educação em saúde.

Abstract
The need of contact between students and the community reality and looking for educate tochange, it was development the Project of Extension in Oral Health Education, accomplished in Infant Public Schools of Araçatuba. The aim of this article is to describe about the project, emphasizing the educational aspects, to share this experience and to reflection about this practice.
Key words: Educative programs, oral health, health education.

Resumen
La necesidad de reunir a académicosy la realidad experimentada por la comunidad, así como para educar a los que buscan la transformación social, desde una edad temprana dado lugar al desarrollo de Proyecto de Extensión de la salud oral de Educación, celebrada en las Escuelas Municipales de Educación Infantil en Araçatuba. El propósito de este artículo es describir sobre el proyecto, haciendo hincapié en los aspectos educativos conel fin de compartir esta experiencia y reflexionar sobre la práctica.
Palabras-clave: Programas de educación, salud bucal, educación para la salud.

Introdução
A educação é tida como o pilar principal para promover e preservar a saúde, na medida em que trabalha a construção de novos conhecimentos e práticas, levando em consideração a realidade em que os indivíduos estão inseridos. Aprática de saúde como prática educativa então, deixou de ser, ou pelo menos almeja-se que deixasse de ser, um processo de persuasão, como há muito foi compreendida, e dentro de uma metodologia participativa, passou a ser um processo de capacitação dos indivíduos para a transformação da realidade, como já estabelecido por Freire (2001):
“A prática educacional não é o único caminho àtransformação social necessária à conquista dos diretos humanos, mas, acredito, que sem ela, jamais haverá transformação social. Ela consegue dar as pessoas maior clareza para “lerem o mundo”.
È dentro desse contexto, que se situa o objeto principal do que denomina-se de educação em saúde: a busca pela capacitação e pelo encorajamento do ser humano a assumir responsabilidade sobre a suaprópria saúde e a sua participação na vida comunitária de uma maneira construtiva.
A saúde bucal é parte integrante e fundamental da saúde geral, e segundo Narvai (2001) é definida como um conjunto de condições objetivas (biológicas) e subjetivas (psicológicas), que possibilita ao ser humano exercer funções como mastigação, deglutição e fonação e, também, tendo em vista a dimensão estética inerenteà região anatômica, exercitar a auto-estima e relacionar-se socialmente sem inibição ou constrangimento. Portanto, educar nesse âmbito, significa permitir a aquisição desses conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades e aptidões pessoais, possibilitar a formação de atitudes e a criação de valores que levem o indivíduo e a sua família a agirem, no seu dia-a-dia, em benefício da própria saúdebucal e da saúde bucal dos outros. Entendemos que esse processo não deva se limitar em transmitir informações, mas estimular a aprendizagem, a valorização de apresentar uma boa saúde bucal, para que no futuro os educandos, enquanto sujeitos da ação, possam ter a competência e, sobretudo, autonomia, para tomar decisões mais saudáveis e serem capazes de influenciar positivamente a comunidade aonde...
tracking img