ISOL Aula2 Parcial

956 palavras 4 páginas
Aula Virtual 1 – Introdução à Sociologia Turma K
Nomes dos integrantes da equipe (até quatro pessoas): _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Orientações para a entrega da resposta, que deve ser impressa:
Prazo final: IMPRETERIVELMENTE até a aula presencial de 13/abr/2015 (em sala de aula ou no escaninho da professora, no térreo do prédio do Instituto de Ciências Sociais – ICS).
Todas as respostas recebidas, NO PRAZO, serão avaliadas dentro dos 0,5 pontos equivalentes ao valor total desta aula virtual.
Questões:
Após assistir ao documentário “Nós que aqui estamos; por vós esperamos”, de Marcelo Masagão (Brasil, 1998), disponibilizado nos links abaixo, e com base nos textos e nas aulas da disciplina apresentados até o momento, responda às questões:
1. O documentário dialoga com a história do século XX a partir de biografias em imagens, que nos remetem à História, a vidas e tempos, bem como à construção do pensamento ocidental moderno. Como o surgimento da Sociologia, enquanto ciência, pode ser caracterizado de modo articulado com o contexto das transformações que marcaram o mundo a partir da “dupla revolução” do século XVIII? (valor: 0,25)
2. O que os ensinamentos de Bauman e May, sobre a liberdade e a tolerância frente à diversidade humana, trazem de importante para se pensar criticamente as guerras e as opressões do século XX? (valor: 0,25)
Links para o documentário no You Tube:
Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=Lwl_CdjW3sw
Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=1zHSqCv6vVI&feature=related
Parte 3: http://www.youtube.com/watch?v=1gX5s-LE5u8&feature=fvwrel
Parte 4: http://www.youtube.com/watch?v=U-2q7l2c8xY&feature=fvwrel
Parte 5: http://www.youtube.com/watch?v=sopz0RBKMlk&feature=fvwrel
Parte 6:

Relacionados