Iso9126

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3538 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Norma ISO/IEC 9126
Adenilton Batista1, Carlos Fucs1, Débora Araújo1, Ticiana Magalhães1
1UNIME – União Metropolitana de Educação e Cultura

{adeniltondemourabatista, carlosfucs, debora_dea, ticimagalhaes}@hotmail.com

Abstract. ISO / IEC 9126 is a set of international standards used to evaluate software quality and consists of four parts that address the following subjects: Quality model,External metrics, Internal metrics and Quality in use metrics. ISO / IEC 9126 shows characteristics that should be found in any top quality software product and shows metrics to evaluate those characteristics. The characteristics serve as the basis to build the quality specification and evaluate the software product quality. The characteristics are defined considering the intended use of thesoftware product. The purpose of this article is to show an overview about the standard ISO / IEC 9126 and its Quality model focusing on ISO / IEC 9126-2: External metrics and ISO / IEC 9126-3: Internal metrics.
Resumo. ISO / IEC 9126 é uma norma internacional para a avaliação de software a qual se divide em quatro módulos que abordam, respectivamente, os seguintes assuntos: Modelo de Qualidade,Métricas externas, Métricas internas e Métricas para Qualidade em uso. Ela lista características que devem ser encontradas em um produto de software de qualidade e métricas para avaliar tais características, que são o fundamento para a especificação e avaliação da qualidade dos produtos de software, sendo definidas considerando a utilização objetivada para o produto de software. O objetivo deste artigoé proporcionar uma visão geral sobre a norma ISO / IEC 9126 e apresentar uma descrição do modelo de qualidade de software utilizado por esta norma, com foco nos módulos: ISO / IEC 9126-2: Métricas externas e ISO / IEC 9126-3: Métricas internas.
1. Introdução
Atualmente, a informática possui um papel muito importante dentro das organizações, pois quase todos os processos organizacionais sãobaseados no uso de computadores e softwares. O sucesso dos negócios e dos processos decisórios nas organizações depende do funcionamento correto de computadores e softwares. Produzir computadores e desenvolver softwares com qualidade tornou-se tarefa crítica.
O consumo e a oferta de softwares são crescentes, o que faz com que seja necessária a Gestão da Qualidade do Software, que pode ser efetivadaatravés de um sistema de gestão da qualidade, o qual forneça orientações precisas para a definição da qualidade do software. Em termos gerais, a qualidade do software é separada em duas áreas bem distintas:
* Qualidade do processo de desenvolvimento do software;
* Qualidade do produto de software.
De acordo com a norma brasileira NBR ISO 8402, qualidade é a “Totalidade das característicasde uma entidade que lhe confere a capacidade de satisfazer as necessidades explícitas e implícitas”.
Tratando especificamente de qualidade de produtos de software, alguns paradigmas que precisam ser desmontados são descritos a seguir [1]:
* O desenvolvimento de produtos de software é uma arte, não pode seguir normas ou padrões;
* Produtos de software são complexos, até mais do que ohardware onde executam, e essa complexidade inviabiliza a gestão da qualidade;
* Produtos de software não tem produção em série, seu custo está no desenvolvimento;
* Software é intangível, sua representação é imprecisa.
Conforme Sodré (2006, p.27), a norma 9126 ou NBR 13596(tradução), foi publicada contendo características e subcaracterísticas que definem um produto de qualidade. A norma ISO/ IEC 9126 trata especificamente da qualidade de produtos de software. Ela lista características que devem ser encontradas em um produto de software de qualidade e métricas para avaliar tais características, as quais são o fundamento para a especificação e avaliação da qualidade dos produtos de software sendo definidas considerando a utilização objetivada para o produto de software.
A norma...
tracking img