Iso 9000

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3248 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HISTÓRIA DA ISO
A ISO ( Organização Internacional para Padronização) foi fundada em Genebra – Suíça, em 23 de Abril de 1947. A ISO nasceu da união de duas organizações – a ISA (International Federation of the National Standardizing Associations) com sede em Nova York desde 1926, e o UNSCC (United Nations Standards Coordinating Committee), criado em 1944.
Em outubro de 1946, delegados de 25países, reunidos no Instituto de Engenheiros Civis em Londres, decidiram criar uma nova organização internacional, cujo objetivo seria “facilitar a coordenação internacional e unificação das normas industriais”. A nova organização, ISO, oficialmente iniciou suas operações em 23 de fevereiro de 1947.
Em abril de 1947, uma reunião em Paris produziu uma lista recomendando 67 comitês técnicos da ISO,cerca de dois terços dos quais baseados em comissões ISA anteriores. Ao início dos anos 1950, os comitês técnicos da ISO estavam começando a produzir o que era conhecido na época como “Recomendações”.
A idéia básica da padronização internacional do pós-guerra foi derivar as Normas Internacionais das já desenvolvidas em nível nacional e, em seguida, reimplementá-las nacionalmente. As Recomendações daISO foram, portanto, apenas a intenção de influenciar as normas nacionais já existentes.
A primeira Assembleia Geral da ISO foi organizada em Paris em 1949. Foi inaugurada em reunião pública realizada no grande anfiteatro da Universidade de Sorbonne.

NORMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE
A grande maioria das normas internacionais ISO eram altamente específicas para um determinado produto, material,ou processo. No entanto, durante os anos 1980, a ISO entrou em novas áreas de trabalho, destinadas a ter enorme impacto sobre as práticas organizacionais e comerciais.
A história da industrialização tem visto muitos padrões que lidam com as questões da qualidade.
Um exemplo famoso diz respeito ao campo militar: durante as duas guerras mundiais, uma elevada percentagem de balas e bombasexplodiram nas próprias fábricas durante a fabricação. Em um esforço para coibir tais eventos, o ministério de defesa do Reino Unido nomeou inspetores nas fábricas para supervisionar o processo de produção.
Nos EUA, as normas de qualidade para aquisição de material militar foram introduzidas no final da década de 1950. Durante os anos 1960, a NASA desenvolveu seus requisitos de sistema de qualidade parafornecedores e a OTAN aceitou os AQAP (procedimentos de garantia de qualidade aliados), especificações para a aquisição de equipamentos.
Na década de 1970, muitas grandes organizações (privadas e governamentais) publicaram suas próprias normas de gestão de qualidade, que introduziram a idéia de que a confiança em um produto pode ser adquirida a partir de um sistema de gestão da qualidade aprovadoe manuais de qualidade. A série de normas canadense CSA Z 299 foi emitida em meados dos anos 1970 e a norma britânica BS 5750 foi emitida em 1979. Em dezembro de 1979, os EUA publicaram a ANSI / ASQC Z-1.15, orientações genéricas para sistemas de qualidade.
Embora o aumento no comércio internacional estimulasse o desenvolvimento de normas de gestão de qualidade reconhecidas internacionalmente,temia-se que uma variedade de diferentes normas nacionais fossem uma barreira ao comércio internacional.
A comissão técnica ISO (TC) 176, de gestão da qualidade e garantia de qualidade, foi estabelecida em 1979. A primeira norma emitida pelo ISO/TC 176 foi a ISO 8402 (em 1986), que padronizou a terminologia de gestão da qualidade. Foi seguida em 1987 pelas ISO 9001, ISO 9002 e ISO 9003, queforneciam requisitos para os sistemas de gestão da qualidade geridos por organizações com diferentes âmbitos de atividade; desde as que incluíam uma função de P&D, até aquelas que realizavam exclusivamente serviços e/ou manutenção. Estas normas foram completadas pela ISO 9004, que fornecia orientações sobre sistemas de gestão da qualidade.
Essa conquista marcou o início de uma longa jornada – com...
tracking img