Iso 9000 - famili

947 palavras 4 páginas
A definição junto ao site oficial da www.iso.org
(www.iso.org/iso/iso_9000_selection_and_use-2009.pdf)

A ISO 9000 apresenta aos seus usuários os Oito Princípios da Gestão da Qualidade, da mesma forma que apresenta a Abordagem de Processos como o caminho para se atingir a melhoria contínua em toda a organização.
A ISO 9001 é recomendada para empresas que procuram estabelecer um Sistema de Gestão pela Qualidade que demonstre confiança na capacidade de fornecer produtos que satisfaçam os desejos e as necessidades dos seus Clientes.
A ISO 9001 é a única norma da família, cujo atendimento aos seus requisitos pode ser Certificado por um organismo certificador externo, dessa forma, basta uma organização provar para um órgão certificador reconhecido, que atende a todos os requisitos da ISO 9001, para a empresa receber um Certificado oficial.
A ISO 9001 é dividida basicamente em cinco seções, são elas:

Visão geral do sistema de gestão da qualidade e sua documentação;

 Responsabilidades, Foco, Política, Planejamento e Objetivos;
 Gestão e alocação de Recursos;
 Realização do Produto ou Serviço e Gestão de Processos;
 Medição, Monitoramento, Análise e Melhoria. Quatro das cinco seções podem ser aplicadas em todos os tipos de empresa, são elas: Sistema de Gestão da Qualidade; Gestão de Responsabilidades; Gestão de Recursos e Medição, Análise e Melhorias.

A Realização do Produto ou Serviço é uma seção que pode ser adequada para cada tipo de organização, podendo inclusive, ter alguns itens excluídos, desde que devidamente justificado. Sendo assim, cada empresa deve redigir seu próprio Manual da Qualidade, descrevendo como a organização pretende atender aos requisitos da ISO 9001.
Juntamente com o atendimento às cinco seções da ISO 9001, a organização deve demonstrar ter condições e estratégia bem definida para atender as necessidades dos seus Clientes e procurar sempre a melhoria contínua.
Além disso, a ISO 9001, possui uma fase introdutória e um

Relacionados

  • 1 Fundamentos De Fisica Mecanica Hellip
    261933 palavras | 1048 páginas