Islamismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1082 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O islamismo surgiu em 610 E.C. (era comum) com a mensagem revelada ao profeta Maomé (Mohammad). O termo islam deriva da palavra "Salama" (estar em paz), e seu significado no contexto religioso é a submissão voluntária à vontade de Deus.

Os seguidores da religião islâmica são chamados de muçulmanos (aqueles que se submetem a Deus).

O calendário muçulmano iniciou-se no ano 622 da eracomum, quando o profeta Maomé migrou para a cidade de Madina.

No ano 749 EC, Bagdá se tornou a capital do mundo islâmico. Os muçulmanos conquistaram a Espanha em 749 e o islamismo começou a se espalhar pela África, Ásia, Bálcãs e sudeste da Europa a partir do ano 800.

Após o falecimento do profeta Maomé (Mohammad), seus sucessores (os califas), passaram a liderar os muçulmanos por um grandeperíodo até o ano de 1918, quando ocorreu a queda do Império Otomano.

No período entre 998-1030 da era comum (EC), o noroeste da Índia foi conquistado por Mahmud de Ghazna. O Sudeste Asiático sofreu a influência do Islam durante o período de 1588 a 1629, principalmente na Indonésia e Sumatra. Em 1757, com o término da Batalha de Palssey, na Índia, o controle muçulmano diminuiu naquela região,devido à vitória britânica.

O islamismo continuava sua expansão. Shehu Usman Dan Fodio, levou o Islam até a África ocidental durante o ano 1804.

Foi estabelecido um estado muçulmano no Sudão, no período de 1885 a 1898, por Mahdi. Em 1947, o Paquistão foi criado pelos muçulmanos da Índia.

No século XX, em busca de emprego e novas oportunidades, muitos muçulmanos emigraram para a Europa.Esta emigração resultou numa grande expansão da religião islâmica nas décadas de 80 e 90, se tornando a religião que mais se expandiu no Ocidente durante esse período.

A maioria dos muçulmanos encontra-se no Oriente Médio, África e Ásia.

Constituem 95% da população nos países como Afeganistão, Argélia, Bahrein, Egito, Guiné, Indonésia, Irã, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbia, Ilhas Maldiva,Mauritânia, Marrocos, Omã, Paquistão, Catar, Arábia Saudita, Senegal, Somália, Tunísia, Turquia, Emirados Árabes Unidos e Iêmen.

No Cazaquistão, Tanzânia, Malásia e Moçambique, a população islâmica é de 50% a 75%. Na Índia, Rússia, Tailândia, Zâmbia, Gana, Quênia, Madagáscar, Suriname, o percentual está entre 10% e 50%.

Com grande concentração na África e na Ásia, o islamismo é praticadopor uma sétima parte da população mundial, se confirmando como a segunda maior religião do planeta.

No Brasil há um milhão de muçulmanos espalhados por todo o território nacional. As maiores comunidades se encontram nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Rio Grande do Sul e Foz do Iguaçu.

Em todo o país existem mais de uma centena de mesquitas e salas de oração. Só em SãoPaulo, capital, se encontram cerca de 10 mesquitas, incluindo a primeira edificada na América Latina, a mesquita Brasil na avenida do Estado, Centro da Cidade, que começou a ser construída em 1929.


Grupos

Xiitas (Shiat Ali ) – Partidários de Ali, que segundo os xiitas, deveria ter sido o primeiro sucessor (califa), por ser parente do Profeta Maomé (Mohammad). Na hierarquia política osxiitas determinam que o líder da nação deve ser um descendente do profeta Maomé. São maioria no Irã e numerosos no Iraque, e Afeganistão.

Sunitas – Representam 90% dos muçulmanos. Para eles a liderança cabia sempre a quem foi eleito, desde que apresente capacidade.



Principais lideranças:

Califas - Foram eles os primeiros líderes do Islã e governaram até 1918, quando terminou oImpério Otomano. A princípio governavam com força e sabedoria, e viviam de forma simples. Com o crescimento do Império, seus poderes tornaram-se maiores e então eles passaram a viver como reis.

Imam - Líder religioso, pessoa que conduz as orações na mesquia ou a nação.

Shaikh - Pessoa que tem alto conhecimento sobre qualquer área do saber, ou uma pessoa que alcança uma idade avançada....
tracking img