Descobrimento do brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (635 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O início da história do descobrimento do Brasil se dá em 9 de março de 1500, quando uma grande esquadra portuguesa, composta de 13 embarcações, reunindo aproximadamente 1.200 homens (na sua maioriasoldados), deixou o Tejo sob o comando de Pedro Álvares Cabral. O seu destino era o Oriente e suas finalidades eram fundação de feitorias e o estabelecimento das conquistas nas Índias, em outraspalavras, a formação do Império Português no Oriente. Essa esquadra, que, segundo alguns estudiosos, tinha também o objetivo de reconhecer e tomar posse de terras no Atlântico Sul, que pertenciam aPortugal, acabou por “descobrir” o Brasil em abril do mesmo ano.
Documentos históricos:
Vários documentos históricos tratam do Descobrimento do Brasil, destacando-se, entre eles:
• A Carta de Pero Vaz deCaminha,  dando notícia do descobrimento que foi levada para Portugal por Gaspar de Lemos. Desaparecida até o início do século XIX, foi reencontrada na Torre do Tombo (Lisboa) e publicada pela primeiravem em 1817, na Coreografia Brasílica do padre Aires do Casal.
• Relatório do Mestre João, um documento não-oficial escrito por um físico (médico na época) e cosmógrafo.
• Relatório do PilotoAnônimo, também não-oficial, que teria sido redigido por um dos pilotos da esquadra cabralina, nunca identificado.
• A Carta de D. Manuel I aos reis da Espanha, escrita em 1501, comunicando a chegada deCabral "a uma terra que novamente descobriu".
As controvérsias:
Durante muito tempo acreditou-se que o Descobrimento do Brasil tivesse sido no dia 3 de maio de 1500. Porém, o reaparecimento da Cartade Caminha, que registra o dia 22 de abril como data oficial, acabou desfazendo a dúvida; Para muitos, a baía de Porto Seguro (sul da Bahia) teria sido o local onde aportou a esquadra de Cabral e ondeo frei Henrique Soares de Coimbra teria rezado a primeira missa. A descrição geográfica de documentos não deixam dúvidas de que o verdadeiro porto seguro, citado por Caminha, seria a baía Cabrália,...
tracking img