Islamismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (894 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Islamismo

A Arábia situa-se entre a Ásia e a África, sendo banhada pelo Mar Mediterrâneo, Mar Vermelho, Oceano Índico e Golfo Pérsico. Por apresentar grandes áreas desérticas, os árabes eramseminômades, tendo sua base econômica na pecuária.
O povo árabe era de origem semítica e dividia-se entre: árabes beduínos (povos seminômades) e árabes urbanos (povos sedentários). Os primeirospraticavam a pecuária, os segundos praticavam o comércio.
A Arábia não era unificada, mas o território apresentava elementos culturais comuns, como a língua árabe e as crenças religiosas.
Os árabes erampoliteístas. Construíram na cidade de Meca um santuário religioso, a Caaba, com o intuito de centralizarem as principais divindades árabes. Dessa forma, transformaram Meca em centro comercial e pontoencontro entre as diversas regiões.
A religião e as guerras permitiram aos árabes consolidarem uma das mais importantes civilizações.
Acredita-se que Maomé nasceu no ano 570. Sua família pertenciaa um ramo humilde da tribo coraixita. Maomé era menino ainda quando ficou órfão e foi morar com o avô no deserto, entre os beduínos.
Aos 15 anos voltou para Meca e, com o apoio de seu tio Abu Taleb,começou a trabalhar como condutor de caravanas. Como caravaneiro viajava para lugares distantes, como Síria e Palestina, onde entrou em contato com duas importantes religiões monoteístas: ocristianismo e o judaísmo. Aos 25 anos, Maomé casou-se com Cadija, uma viúva rica. Ao mesmo tempo, foi se interessando pela vida religiosa e passou a fazer retiros espirituais nas montanhas da região.
Conta-se que num desses dias de meditação ele teria ouvido um anjo – o arcanjo Gabriel – chamando-o para ser mensageiro de Deus. Maomé passou, então, a transmitir as mensagens que acreditava ter recebidodo anjo. A principal delas era que aqueles que se submetessem à vontade de Deus (Alá) podiam confiar na sua misericórdia.
Aos poucos, Maomé foi reunindo à sua volta um grupo de crentes, os chamados...
tracking img