Islamismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3023 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Islamismo

Breve histórico

O Islamismo é uma religião monoteísta que surgiu na Península Arábica no século VII, baseada nos ensinamentos religiosos do profeta Maomé (Muhammad) e numa escritura sagrada, o Alcorão (ou Corão). A religião é conhecida também como Islã, do árabe الإسلام , al- islām.
Para os muçulmanos, o islamismo surgiu desde os primeiros tempos, desde a criação do homem, ouseja, desde Adão, o primeiro profeta de muitos outros, sendo o último deles Maomé.
Cerca de duzentos anos após Maomé, o Islamismo já tinha se difundido em todo o Médio Oriente, no Norte de África e na Península Ibérica, bem como na direção da antiga Pérsia e Índia. Mais tarde, o islamismo atingiu a Anatólia, os Bálcãs e a África subsariana. As recentes migrações de populações muçulmanas no sentidoda Europa e do continente americano levaram ao aparecimento de comunidades muçulmanas nestes territórios. A mensagem do islamismo caracteriza-se pela sua simplicidade: para atingir a salvação basta acreditar num único Deus, rezar cinco vezes por dia, submeter-se ao jejum anual no mês do Ramadão, pagar dádivas rituais e efetuar, se possível, uma peregrinação à cidade de Meca.Crenças

O Islamismo prega seis crenças principais:

1. A crença em Alá (Allah), único Deus existente.
A fé Islã tem a crença estrita no monoteísmo, ou seja, Deus é único, nada se iguala a Ele. Cada capítulo do Alcorão (com a exceção de um) começa com a frase "Em nome de Deus, o beneficente, o misericordioso". Há uma passagem no Alcorão que ilustra bem esse monoteísmo:
“Ele é Deus enão há outro deus senão Ele, Que conhece o invisível e o visível. Ele é o Clemente, o Misericordioso!
Ele é Deus e não há outro deus senão ele. Ele é o Soberano, o Santo, a Paz, o Fiel, o Vigilante, o Poderoso, o Forte, o Grande! Que Deus seja louvado acima dos que os homens Lhe associam!
Ele é Deus, o Criador, o Inovador, o Formador! Para ele os epítetos mais belos”

2. A crença nos Anjos,seres criados por Alá.
Os anjos são, segundo o Islamismo, seres criados por Alá a partir da luz. Não possuem livre arbítrio, dedicando-se apenas a obedecer a Deus e a louvar o seu nome. Maomé nada disse sobre o sexo dos anjos, mas rejeitou a crença dos habitantes de Meca de acordo com a qual estes seriam as filhas de Deus. Desempenham vários papéis, entre os quais o anúncio da revelação divina aosprofetas, protegem os seres humanos e registram todas as suas ações. O anjo mais famoso é Gabriel, que foi o intermediário entre Deus e o profeta.
Além dos Anjos, o islão acredita que existam os jinnis, ou seja, espíritos que habitam o mundo natural e que influenciam alguns acontecimentos. Ao contrário dos anjos, esses espíritos possuem vontade própria. Alguns são bons, mas maioria é má. Um dessesespíritos maus é Iblis (Satanás), também um jinn, segundo a crença islâmica, que desobedeceu a Deus e dedica-se a praticar o mal.

3. A crença nos Livros Sagrados, entre os quais se encontram a Torá, os Salmos e o Evangelho. O Alcorão é o derradeiro e completo livro sagrado, constituindo a coletânea dos ensinamentos revelados por Alá ao profeta Maomé.
Os muçulmanos acreditam que Alá usouprofetas para transmitir sua mensagem através de escrituras. A revelação dada a Moisés foi a Taura (Torá), a Davi foram dados os Salmos e a Jesus, o Evangelho. Deus foi revelando a sua mensagem em escrituras cada vez mais abrangentes que culminaram com o Alcorão, o derradeiro livro revelado a Muhammad (Maomé).

4. A crença em vários profetas enviados à humanidade, dos quais Maomé é o último.
OIslamismo ensina que Deus revelou a sua vontade à humanidade através de profetas. Existem dois tipos de profeta: os que receberam de Deus a missão de dar a conhecer aos homens a vontade divina (anbiya; singular nabi) e os que, além desta função, também lhes foi entregue uma escritura revelada (rusul; singular rasul, "mensageiro").
Cada profeta foi encarregado de relembrar a uma comunidade a...
tracking img