Fibras musculares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (509 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Educação Física
Tema : Fibras Musculares na Natação



Fibras Musculares na Natação
Fibras musculares são estruturas localizadas internamente aos músculos. Todos os músculosesqueléticos, responsáveis pela ação voluntária dos movimentos corporais, possuem grandes quantidades de fibras que variam seu diâmetro de 10 a 80mm. São estruturas cilíndricas, alongadas, localizadas emtoda a extensão do músculo.
Em uma atividade como Natação, que é um treinamento de resistência de longa duração (predominantemente aeróbica).
Os efeitos do treinamento de resistência sobre as fibrasmusculares em geral, estão relacionados com adaptações nas estruturas contráteis, elas acompanham
habitualmente aumentos na força e potência muscular. As fibras de contração lenta (tipo I) são asprimeiras a serem recrutadas em qualquer tipo de treinamento.
As fibras de contração lenta (tipo I) geram energia para formar uma nova molécula de ATP (adenosina trifosfato, fonte primária de energia),predominantemente através do sistema aeróbico de energia.

Tipo I: lentas oxidativas ou vermelhas

As fibras tipo I ou lentas oxidativas exibem cor vermelho-escuro devido à grandevascularização e alto conteúdo de mioglobina e citocromos, já que são especialmente ricas em mitocôndrias, além de terem diâmetros relativamente menores que maximizam a difusão do oxigênio até as mitocôndrias nointerior da célula; naturalmente, têm alta capacidade de oxidar aerobicamente carboidratos e ácidos graxos para gerar ATP, permitindo exercícios duradouros. Elas também são ricas em enzimas oxidativas. Aenzima succinato desidrogenase, que é uma enzima típica do metabolismo aeróbico, encontra-se em quantidades elevadas e constitui um marcador deste tipo de fibras. Têm também uma grande atividade daNAD desidrogenase e da citocromo oxidase. Como a velocidade de produção de ATP por processo aeróbios é bem menor do que a velocidade das vias anaeróbias e a reserva de substratos para a oxidação...
tracking img