Islamismo e o negocios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (977 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Islamismo e os Negócios

Desconhecer algumas regras islâmicas não se constituem em simples gafes e nem sempre o que consideramos como um mero deslize terá uma solução pacífica podendo, por diversasvezes, aniquilar uma negociação. Portanto, um conhecimento mínimo de alguns traços culturais é básico para obter êxito nos seus negócios.
Os árabes são, em geral, sociáveis, calorosos e festivos e,a melhor maneira de conhecer esta faceta, é respeitando e aceitando os seus costumes.
Os cumprimentos com aperto de mão são muito bem vindos desde que entre pessoas do mesmo sexo e é habitual aaproximação física, abraços e beijos entre amigos sendo mesmo usual homens caminharem de mãos dadas pelas ruas, em sinal de amizade e respeito.
Por outro lado, o contato físico entre sexos opostos ébastante rigoroso, sendo o toque somente facultado dentro de uma relação lícita ou quando há um vínculo forte de parentesco. Entretanto, se uma pessoa de sexo oposto, lhe estender a mão, aceite ocumprimento.
Em um bar ou restaurante jamais peça bebida alcoólica – o álcool é vedado pela religião islâmica - ou pratos com carne de porco, animal rigorosamente proibido pelo islamismo: portanto nuncaplaneje exportar produtos, comestíveis ou não, que utilize o porco como matéria prima, como calçados, couro, etc. Tampouco visite países de costumes islâmicos portando roupas confeccionadas com courosuíno, o que seria uma grande indelicadeza.
Em negociações, esqueça a representação feminina, mesmo que uma mulher seja a autoridade máxima dentro da empresa. Na melhor hipótese, ela acompanhará o seurepresentante na viagem vestindo-se e comportando-se de acordo com os costumes locais. As mulheres ocidentais que viajam à Arábia Saudita devem respeitar as leis locais, o que significa trajar-se deacordo com o usual, não usar maquilagem, não dirigir automóveis, freqüentar apenas a área reservada às mulheres nos restaurantes, mesmo em hotéis e não trabalhar em feiras. As esposas são, geralmente,...
tracking img