Ironia e jornalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3109 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CQC E IRONIA: UM ESTUDO DE CASO DOS PROGRAMAS PARA ELEIÇÕES PRESIDENCIÁVEIS EM 2010



RESUMO:

Este estudo se propôs desenvolver uma análise acerca do uso da ironia do jornalismo produzido pelo CQC, programa exibido na TV Bandeirantes, durante as eleições presidenciais 2010 durante o mês de setembro. Com o estudo foi possível perceber que a ironia é uma ferramenta importante na construçãodo discurso do veículo, visto que o público alvo responde com audiência a proposta.





INTRODUÇÃO

Este estudo se propôs a observar como a ironia se apresenta no jornalismo televisivo brasileiro, mais especificamente no programa de Televisão CQC (Custe o que Custar) exibido em rede nacional pela TV Bandeirantes, especificamente no mês de setembro de 2010, antecedente às eleiçõespresidenciais no Brasil, no tratamento do programa em relação aos candidatos. Buscar algumas pistas do uso da ironia por jornalistas do programa em sua atividade profissional, tendo em vista a importância dos meios noticiosos na sociedade contemporânea como produtores de sentido e a idéia ainda persistente de objetividade do discurso jornalístico, embora se trate de uma questão considerada já superadano meio acadêmico. Nesse propósito, tentamos identificar o que é motivo de ironia para a produção jornalística na televisão e de que maneira ela é constituída e proposta.
No jornalismo a linguagem também desempenha papel significativo quanto aos modos do dizer. Dessa forma, o interesse volta-se não só para o que é dito, mas, principalmente, para o como é dito, onde se pode perceber as marcasintencionais do locutor em relação àquilo que fala. A partir disso, julgamos de interesse acompanhar a ironia como uma estratégia de trabalho; um fenômeno às vezes sutil, passível de aparecer sob variadas formas, mas extremamente eficaz na realização de críticas, por exemplo. No contexto brasileiro, a ironia é uma forma de comunicação eficaz visto que a população do Brasil, em sua maioria, tem umperfil alegre, descontraído e bem humorado, como mostram as diversas manifestações populares.
Embora a ironia seja tratada desde os filósofos gregos e os estudos sobre a mídia e o jornalismo tenham se multiplicado no Brasil recentemente, são poucas as pesquisas a respeito da ironia em produções jornalísticas. Apesar de serem poucas, o programa CQC demonstra eficácia no uso desta ferramenta. Oresultado é medido no nível de audiência do programa que por várias vezes durante o ano de 2010 assumiu a posição de líder e vice-líder na escala. Mesmo assim, o assunto ainda é tabu. Muitos críticos apontam o uso da ironia como sendo um jornalismo irresponsável, informal e que não merece ser estudado e muito menos utilizado. Ainda mais quando se trata de reportagens que envolvem assuntos sérios comopolítica. Porém, ao analisarmos a história do jornalismo, veremos que alguns segmentos do mesmo, sofreram preconceitos no inicio como foi o caso do jornalismo esportivo. Este foi dito como um jornalismo de classe baixa. Hoje, é um dos segmentos que mais crescem no setor.
É possível verificar que o jornalismo x ironia tem resultados favoráveis. Assim, este estudo pretende contribuir paraidentificar esses resultados e a forma como ele será o utilizado no período eleitoral em 2010, no Brasil.














































CAPÍTULO 1 – SOBRE A IRONIA


É difícil trazer uma definição para o termo ironia sendo que nem mesmo os estudiosos da área a têm. Muitos dicionários trazem um conceito para tal, algumas pessoas têm suasconvicções, mas nenhuma terminologia concreta foi apresentada acerca do tema.
O que há de mais comum é a classificação de que a ironia é uma figura pela qual se diz uma coisa contrária a algo que o indivíduo gostaria de dizer. O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa traz essa definição que reflete o que diz a maioria dos estudos:
Ironia s.f. (s XV cf. FichIVPM) 1 RET figura por meio da qual se...
tracking img