Irlanda e inglaterra the troubles

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (621 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Em 1922, a Irlanda como território total se desintegra A parte situada ao sul que povoavam mais pessoas de religião católica a partir de um documento se declara independente do Reino Unido. A parteao norte continua pertencendo aos mandos da coroa inglesa.
Porém a independência de forma completa ocorre após a Constituição de 1937, quando a Irlanda passa a denominar-se EIRE, desvinculando deforma direta da Inglaterra e em 1949 a mesma se torna Republica parlamentar. A Irlanda entrou para a Organização das Nações Unidas em 1955, e em 1972 para o mercado Comum.
Após o ano que houve aseparação dos dois países, grupos armados vindos da Irlanda freqüentemente atacavam a Irlanda do Norte, já que o maior objetivo da Irlanda (Eire) era a união dos dois países, sem a interferência da corainglesa, mas a Irlanda do Norte (Ulster) não queria a união já que a maioria da população que a habitava eram protestantes.
A partir da década de 1960, a violência generalizada espalhou-se na Irlanda doNorte entre protestantes e católicos, conhecido como The Troubles, trata-se da população protestante (maioria), em favor de preservar os laços com o Reino Unido, e do outro lado a população católica(minoria) em favor da independência ou integração da província com a Republica da Irlanda, ao sul, país predominantemente católico, ambas as partes recorreram as armas, uma onda de violência que duroudesde o final da década de 1960 até a assinatura do Acordo de Belfast ou Acordo de Sexta-Feira Santa em 10 de abril de 1998.
O conflito começou na segunda metade dos anos 60 pelo movimento dosdireitos civis contra a segregação religiosa vivida pelos católicos. A oposição entres os republicanos (principalmente o Exercito Republicano Irlandês), lealistas e unionistas sobre o futuro da Irlanda doNorte resultando no aumento de violência pelos grupos de oposição de cada lado.
Dentro do conflito que durou mais de trinta anos na Irlanda do Norte, um dos episódios mais conhecidos foi o...
tracking img