Sunday bloody sunday

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (384 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
"Sunday Bloody Sunday" é uma canção da banda irlandesa U2. É a primeira faixa e terceiro single do álbum War, sendo lançada em 11 de março de 1983, na Alemanha e na Holanda. "Sunday Bloody Sunday" éconhecida pela sua batida militarista, guitarra dura, e harmonias melódicas. Uma das músicas mais abertamente política do U2, a letra descreve o horror sentido por um observador "The Troubles" naIrlanda do Norte, com destaque no incidente do Domingo Sangrento em Derry, onde as tropas britânicas atiraram e mataram manifestantes de direitos civis. Junto com "New Year's Day", a canção do U2 ajudou aatingir um público mais amplo de escuta. Foi geralmente bem recebido pelos críticos sobre o lançamento do álbum.
A canção ficou na posição de número #268 entre as 500 Melhores Canções de Todos osTempos da revista Rolling Stone, em 2004. A revista britânica New Statesman classificou-a como uma das canções do "Top 20" das canções políticas.
Há dois filmes que explicam e narram magistralmente ochamado Bloody Sunday: Domingo Sangrento (Bloody Sunday, Inglaterra/Irlanda, 2001), de Paul Greengrass, ganhador do Urso de Ouro no Festival de Berlim, e o documentário Domingo (Sunday,Inglaterra/Irlanda do Norte, 2002), de Charles McDougall.
Em 1972, cidadãos (maioria católica) saem em passeata exigindo seus direitos civis pelas ruas de L´Derry. Sem motivo aparente, soldados britânicos atiram ematam 13 pessoas desarmadas e, até onde se sabe, sem qualquer conexão com o Exértico Republicano Irlandês (IRA), o grupo terrorista que abdicou da luta armada em 2005, após protagonizar uma violentacampanha pela desanexação da Irlanda do Norte do Reino Unido. A guerrilha envolvendo o IRA, grupos paramilitares protestantes e a famigerada Royal Ulster Constabulary (RUC), polícia norte-irlandesa naépoca, dura mais de 30 anos e mata cerca de 3 mil pessoas – isso num país do tamanho de Yorkshire, na Inglaterra, e com cerca de 2 milhões de habitantes.
História dramatizada, Domingo Sangrento,...
tracking img