Iracema - resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1728 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
[pic]

[pic]

[pic]

A história começa com o nascimento de Iracema (A virgem dos lábios de mel), um dia Iracema como de costume estava se banhando no lago, ao sair avista um guerreiro estranho, com a pele branca como as areias que bordam o mar, logo rápida como um olhar, ela lança uma flecha na face do guerreiro, o guerreiro nadareagiu, pois na religião se sua mãe a mulher é símbolo de ternura e amor, lago Iracema se arrependeu de acertar o guerreiro. A mão que tão rápida feria, mas rápida estancou o sangue do rosto do guerreiro. Logo em sequência Iracema quebra a flecha da paz e o guerreiro pergunta para Iracema se ela teria um acordo de paz com ele, surpresa em saber como o guerreiro branco se comunicava tão bem com ela, amesma pergunta de onde ele vem ele diz que vem da onde os irmãos dela já possuíram e não possuem mais.
Iracema leva o estrangeiro branco até o Pajé de sua aldeia, seu pai, o estrangeiro branco sentou-se na rede principal da cabana e Iracema ascendeu o fogo da hospitalidade e trouxe alimento e bebidas para o hóspede, quando ele acabou a comida o Pajé saudou o guerreiro assim fazendo o mesmo. OPajé tratou muito bem o estrangeiro, mas ele não quis incomodar o Pajé então disse que logo sairia da aldeia. A conversa continua e o guerreiro branco se apresenta falando seu nome que é Martim e dizendo donde vem, vêem do litoral, onde habitam os pitiguaras, inimigos desta tribo, todos meus amigos já partiram voltaram para o mar, apenas eu fiquei em terra, pois estava com os pitiguaras, comPoti, irmão de Jacaúna, que plantou comigo a arvore da amizade. Saímos para caçar e me perdi de meus amigos, e acabei parando aqui.
O pajé sai da cabana Martim e Iracema ficam a sós, Martim mostra a Iracema como ele se encantou por ela, mas Iracema diz a Martim que eles não podem ficar juntos pois ela guarda o segredo de Jurema, Sua mão que fabrica para o Pajé a bebida de Tupã. Martim se afasta dacabana, por que sentira falta de seus amigos, então Iracema tenta manter o guerreiro nos campos do tabajara, falando para ele aguarda a volta do irmão de Iracema o Caubi, então o guerreiro volta a cabana do Pajé para dormir. Na manhã seguinte os tabajaras se preparam para a luta contra os Pitiguaras, incentivados por Irapuã, Martim parecera muito triste então Iracema, pergunta a ele o que oabala. Era a esposa loura que tu deixas para trás? Martim diz que não é isso o que o abala, mas da mesma forma Iracema diz que ira fazê-lo ver a moça. Iracema da a ele gotas de uma bebida que ela mesma fez, depois de toma as gotas, Martim sonha com Iracema e ainda dormindo ele a abraça e logo depois a beija. Logo após Irapuã aparece e diz amar Iracema e mataria Martim por causa daquele beijo, mas maisapaixonada estava Iracema por Martim.

No dia seguinte Martim avisa que irá partir sabendo desta notícia Iracema fica muito triste, vendo a tristeza dela Martim diz que irá ficar e amaria assim Iracema. Mas existia um, porém, se eles se relacionassem Martim morreria, eles se separam com uma imensa tristeza. Seguindo o Caubi, Martim e Iracema andavam tristes, até que se beijam e se separamapenas Martim seguiria agora Caubi, andando mais um pouco Irapuã cerca Martim e Caubi com cem homens e diz que mataria Martim, vendo a confusão Iracema se aproxima e manda Martim fugir só que o guerreio branco não faz nada apenas houve as ameaças de Irapuã, Caubi então enfrenta Irapuã, quando ia começar a luta ouve-se barulhos na mata era os pitiguaras anunciando guerra contra os tabajaras,imediatamente Irapuã vai com seus guerreiros de encontro à guerra, assim Iracema e Martim ficam a sós.
Os Pitiguaras não apareceram então Irapuã voltou à aldeia a procura de Martim, entrando na cabana do velho Pajé, Irapuã é ameaçado pelo Pajé que se continuasse com isso o pajé iria matá-lo. O Araquém fingiu a voz de Tupã para afastar Irapuã, que estava irado. À noite, ouve-se na cabana de Araquém um...
tracking img