A alquimia e os alquismistas

351 palavras 2 páginas
A Alquimia é uma tradição antiga que combina elementos de química, física, astrologia, arte, filosofia, metalurgia, medicina, misticismo, e religião. Existem três objetivos principais na sua prática. Um deles é a transmutação dos metais inferiores em ouro, o outro a obtenção do Elixir da Longa Vida[1], uma panacéia universal, um remédio que curaria todas as doenças e daria vida longa àqueles que o ingerissem. Ambos os objetivos poderiam ser atingidos ao obter a pedra filosofal, uma substância mística que amplifica os poderes de um alquimista. Finalmente, o terceiro objetivo era criar vida humana artificial, os homunculus.

Na China, a prática da alquimia estaria associada ao Taoísmo, que é o ensinamento filosófico-religioso chinês. Além da associação à filosofia védica, na Índia, por volta do ano 1000 a.C., que apresenta semelhanças com alguns fundamentos alquímicos. No Egito antigo, era considerada obra do deus Thoth (divindade associada à Hermes Trismegistus. Ainda no Egito, na cidade de Alexandria, a alquimia recebeu influência da filosofia neoplatônica, que se baseia no conceito de que a matéria, apesar de múltiplas aparências, é formada por uma substância única. Esta seria a justificativa para a transmutação almejada pelos alquimistas através da fusão dos quatro elementos fundamentais da Antigüidade: fogo, ar, água e terra.

Alquimistas antigos e modernos trabalham em seus laboratórios, transmutando os metais ou, em oratórios, transmutando almas. Estão convencidos de que a raça humana pode elevar-se sobre as suas limitações. Têm fé nisso. Não o tipo de fé entendida como submissão: falo da Fé da rebeldia. Rebelam-se contra as chamadas evidências, contra as crenças generalizadas sobre a realidade humana, sobre os "nada se pode fazer", "o ser humano é assim mesmo", e outras idéias do gênero.
O Alquimista propõe um destino de perfeição, de felicidade, de imortalidade. Seus descobrimentos os levam a ser cada vez mais audazes. Os alquimistas consideram sagradas

Relacionados

  • Quimica
    315 palavras | 2 páginas