Resumo - romeu e julieta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic] [pic]

[pic]

[pic] [pic]

Vida de William Shakespeare

William Shakespeare foi batizado em 26 de Abril de 1564 e faleceu 23 de Abril de 1616, foi um poeta e dramaturgo inglês, tido como o maior escritor do idioma inglês e o mais influente dramaturgo do mundo. Muitos de seus textos e temas, especialmente os do teatro, permaneceram vivos até aos nossos dias,sendo revisitados com frequência pelo teatro, televisão, cinema e literatura. Entre suas obras mais conhecidas estão Romeu e Julieta, que se tornou a história de amor por excelência, e Hamlet
Shakespeare nasceu e foi criado em Stratford-upon-Avon na Inglaterra. Aos 18 anos, segundo alguns estudiosos, casou-se com Anne Hathaway, que lhe concedeu três filhos: Susanna, e os gêmeos Hamlet e Judith. Entre1585 e 1592 William começou uma carreira bem-sucedida em Londres como ator, escritor. Acredita-se que ele tenha retornado a Stratford em torno de 1613, morrendo três anos depois. Restaram poucos registros da vida privada de Shakespeare, e existem muitas especulações sobre assuntos como a sua aparência física, sexualidade, crenças religiosas, e se algumas das obras que lhe são atribuídas teriamsido escritas por outros autores. que possui uma das frases mais conhecidas da língua inglesa: To be or not to be: that's the question (Ser ou não ser, eis a questão).

[pic][pic][pic]

[pic]

[pic]

O Teatro

A origem do teatro

A origem do teatro pode ser remontada desde as primeiras sociedades primitivas, em que acreditava-se no uso dedanças imitativas como propiciadores de poderes sobrenaturais que controlavam todos os fatos necessários à sobrevivência, ainda possuindo também caráter de exorcismo dos maus espíritos. Portanto, o teatro em suas origens possuía um caráter ritualístico.
Com o desenvolvimento do domínio e conhecimento do homem em relação aos fenômenos naturais, o teatro vai deixando suas características ritualistas,dando lugar às características mais educacionais. Ainda num estágio de maior desenvolvimento, o teatro passou a ser o lugar de representação de lendas relacionadas aos deuses e heróis.

O teatro grego

Na Grécia antiga, os festivais anuais em honra ao deus Dionísio compreendiam, entre seus eventos, a representação de tragédias e comédias. As primeiras formas dramáticas na Grécia surgiram nestecontexto, inicialmente com as canções dionisíacas (ditirambos).
Com o passar do tempo, grandes inovações foram sendo adicionadas ao teatro grego, como a profissionalização, a estrutura dos espaços cênicos (surgimento do palco elevado) etc. Os escritores dos textos dramáticos cuidavam de praticamente todos os estágios das produções.

A tragédia e comédia

A tragédia, em seu estágio seguinte, serealizou com a representação da primeira tragédia, com Téspis. A introdução de segundos e terceiros atores nas tragédias vieram com Ésquilo e Sófocles. Os primeiros teatros como o teatro da Grécia teve como seu principal tema a comédia, que relatava fatos engraçados que aconteciam na época.

Teatro na idade média

A princípio são encenados dramas litúrgicos em latim, escritos e representadospor membros do clero. Os fiéis participam como figurantes e, mais tarde, como atores e misturam ao latim a língua falada no país. As peças, sobre o ciclo da Páscoa ou da Paixão, são longas, podendo durar vários dias. A partir dos dramas religiosos, formam-se grupos profissionais e leigos, que se apresentam na rua. Os temas ainda são religiosos, mas o texto tem tom popular e inclui situaçõestiradas do cotidiano. Espaço cênico da idade média - O interior das igrejas é usado inicialmente como teatro. Quando as peças tornam-se mais elaboradas e exigem mais espaço, passam para a praça em frente à igreja. Palcos largos dão credibilidade aos cenários extremamente simples. Uma porta simboliza a cidade; uma pequena elevação, uma montanha; uma boca de dragão, à esquerda, indica o inferno; e uma...
tracking img