Ipva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2457 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O nosso trabalho foi elaborado dentro do tema proposto pelo professor em sala de aula, o nosso grupo buscou aprofundar os conhecimentos dentro do tema IPVA, escolhemos tópicos a serem trabalhados individualmente e depois revisados com o grupo.
Primeiramente falaremos o básico e que nem sempre é de informação de todos, o que é o IPVA, quem paga, como paga, um breve resumo sobre essetributo.
E dentro do tema resolvemos falar sobre curiosidades, polêmicas, assuntos desconhecidos por nós e acreditamos que por muitos de nós.

IPVA
O IPVA surgiu em 1985 é um imposto de competência dos Estados e do Distrito Federal ele surgiu para substituir o TRU (Taxa Rodoviária Única) que era cobrado da União, quando era licenciado o veículo, e com o surgimento dos pedágios não pode serutilizada, pois seriam dois tributos com a mesma finalidade.
O IPVA - Imposto sobre a propriedade de veículos automotores um imposto estadual, anual, e que os valores variam de estado para estado, é um dos impostos mais populares já que todos que possuem carro ou moto são obrigados a pagar, isso quer dizer que quem possui veículos automotores devem pagar seu licenciamento anual, sendo requisitopara que o veiculo esteja legalizado para transitar.

Mais como o próprio nome indica IPVA (Imposto sobre a propriedade de veículos automotores), não só quem tem carro ou moto tem essa obrigatoriedade e também todos que possuam um veículo automotor, como, aeronave ou embarcações.
Uma vez por ano o proprietário efetua o pagamento e o recolhimento destes 50% fica para o município de onde oveículo foi licenciado e os outros 50% para o Estado. Todos que possuem veiculo automotor são obrigados a efetuar esse recolhimento a não ser carros com mais de 20 anos, com placa vermelha, veículos pertencentes ao Estado, prefeitura, governos em geral, deficientes físicos, exército, igrejas, universidades, entidades filantrópicas, táxis de propriedade de autônomos, reboques, ônibus e micro ônibus deserviços de transportes por fretamento continuo.

PAGAMENTO DO IPVA

No Estado de São Paulo e Rio de Janeiro a alíquota é a mais alta, os veículos a Gasolina pagam 4% de seu valor e os a álcool diferenciam em relações a outras Unidades da Federação, sendo que outros Estados variam de 1% a 3% o calculo do IPVA, ou seja, o valor cobrado será sobre seu veiculo. Como exemplo: toma-se como base ovalor de venda da concessionária (que possuem tabela própria): já os veículos usados, são utilizadas tabelas com os preços médio praticados no mercado.
O pagamento é simples, com o certificado de registro e licenciamento de veículo, onde se encontra o número do RENAVAN (Registro Nacional de veículos automotores), o contribuinte pode efetuar o pagamento em agências bancárias, por meioseletrônicos, auto-atendimento e a internet.
Ainda, é possível efetuar o pagamento, disponível em GRD, para todos os veículos, em ate três (três) parcelas mensais, iguais e sucessivas. Ou seja, mesmo que o usuário tenha deixado passar a data da primeira parcela, ainda terá direito ao parcelamento. Porém, com cálculo de mora.
E se houver atraso no pagamento são cobrados juros, nos primeiros 30 dias após ovencimento, 5%. Até 60 dias, 10%. E até 90 dias, 15%. Em seguida, cada mês ou fração de atraso no pagamento gera mais 1% de acréscimo no valor do IPVA, e também cobra se multa de 25% sobre o valor do imposto corrigido e se o pagamento for sem ação judicial não haverá multa.
Enfim é um imposto obrigatório e não tem como fugir dele, então para evitar maiores problemas o ideal é ficar em dia com ospagamentos.

RENAVAM
Registro Nacional de veículos automotores, documento usado na hora de efetuar o pagamento do IPVA. É um código e todos os veículos automotores possuem este número, através dele tem como saber se o veiculo possui multas, IPVA e data em atraso.
É um importante banco de dados onde fica registrado toda a vida do seu veículo desde o seu nascimento até a sua morte, desde o...
tracking img