Ipv6

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4064 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES

PROTOCOLO IPv6

Resumo
O rápido e inesperado crescimento da Internet colaborou para o esgotamento dos endereços IP, dando inicio a um novo projeto chamado de IPng (Internet Protocol New Generation) transformando-se no que chamamos, hoje, de IPv6. Mesmo criando algumas soluções paliativas para atrasar este esgotamento, com o avanço e crescimento daInternet elas deixaram de ser suficientes, as soluções criadas foram o CIDR (Classess Inter-Domain Routing), Classes de IP ou Faixas de IP reservado e NAT (Network Address Translation).
O IPv6 foi desenvolvido exclusivamente para solucionar a questão do esgotamento de IP válido, ainda porque o Protocolo IPv4 oferece 4.294.967.296 endereços no formato de 4 octetos decimais, contra os655.570.793.348.866.943.898.599 endereços formados por 8 octetos hexadecimais oferecidos pelo Protocolo IPv6, com esse valor pode-se endereçar cada um dos seres humanos vivo na terra, e ainda sobraria mais da metade deste valor para continuar sendo distribuídos.
Palavras-chave: IPv6, IPv4, crescimento, esgotamento, Internet, CIDR, NAT, hexadecimal, IP, Protocolo.

Abstract
The rapid and unexpected growth of theInternet contributed to the depletion of IP addresses, giving birth to a new project called IPng (Internet Protocol New Generation)transforming itself into what we call today to IPv6. Even creating some workarounds to delay this depletion, with the advancement and growth of the Internet they are no longer sufficient, the solutions were created CIDR (classess Inter-Domain Routing), Classes of IPranges or reserved IP and NAT (Network Address Translation).
IPv6 was developed exclusively to address the question of exhaustion of valid IP, even as the IPv4 Protocol offers 4,294,967,296 addresses in the format of four decimal octets, against 655,570,793,348,866,943,898,599 addresses consist of eight hexadecimal octets offered by Protocol IPv6, with this value we can address each of the humansliving on earth, and still have over half of this value to continue to be distributed.
Keywords: IPv6, IPv4, growth, depletion, Internet, CIDR, NAT, hexadecimal, IP Protocol.

1. Introdução

Este artigo tem por objetivo ressaltar a necessidade da migração do atual Protocolo IPv4 para o precursor IPv6, de como esta transição poderá ser lenta e dispendiosa, isto porque há uma deficiênciamuito grande de pessoal qualificado em IPv6 e poucos equipamentos atualizados para a nova versão do Protocolo IP. É feito também, uma rápida referência sobre as particularidades do Protocolo IPv6, a forma de endereçamento comparado a versão IPv4 e quanto ao novo cabeçalho do Protocolo, o que mudou e o que foi inserido para aprimorar.
Serão abordadas, rapidamente, as três principais soluçõespaliativas criadas para conviver com esta questão do esgotamento de endereços na Internet.
Além das três faixas de endereços privados não válidos na Internet denominados Classes IP A, B e C, onde somente poderiam ser utilizadas em Redes privadas definido na RFC 1918, o CIDR definido na RFC 1519, foi desenvolvido para conter o desperdício excessivo de endereços válidos na Internet. Esta solução tem sidobastante utilizada por administradores de Redes de todo o mundo, em conjunto com as Classes de IP, um conceito apresentado em 1993 quando a Internet começou a ser utilizada comercialmente para conter o uso excessivo de IP válido em Redes privadas.
O CIDR permite uma maior flexibilidade na criação de faixas de endereços IP, por exemplo: Se uma determinada Rede local precisa de pelo menos 1000endereços para acessar a Internet, ao invés de utilizar uma faixa inteira de classe B que disponibilizaria 65.534 endereços desperdiçando 64534, com o CIDR podemos com alguns cálculos definir uma mascara /22 que alocaria apenas 1022 endereços reduzindo drasticamente o desperdício desnecessário de endereço IP nesta Rede, de forma que o restante dos endereços poderia ainda ser utilizado em Sub-Redes....
tracking img