Ipv6 x ipv4

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
IPv6 é a sigla para Internet Protocol version 6, trata-se da evolução do IPv4, a versão em uso atualmente. O IPv6 é fruto da necessidade de mudanças na internet. O grandeproblema é que o número de sites e o número de usuários da internet cresce constantemente, no mundo todo. Como é impossível usar um mesmo IP simultaneamente na internet, énecessário que cada usuário, cada site ou cada serviço tenha um endereço IP exclusivo. Com o crescimento da necessidade de uso do IP, a internet chegará a um ponto onde nãovai sobrar mais IPs. Todos estarão em uso.
O IPv6 é uma solução para este problema e também é provido de novos recursos, tais como o suporte a novas tecnologias de rede(ATM, Gigabit Ethernet, entre outros). Mas como o IPv6 consegue solucionar o problema da limitação de IPs atual? O IPv4 (relembrando, o IP que usamos hoje) é uma combinação de32 bits. O IPv6 é uma implementação de 128 bits, o que eleva extraordinariamente o número de endereços IP disponíveis.
O IPv6 é uma padrão que promete resolver váriosproblemas da internet, inclusive alguns relacionados a segurança. Ainda em teste, esse novo tipo de IP deve começar a ser usado em alta escala dentro de alguns anos. Enquanto issonão ocorre, testes e aperfeiçoamentos são realizados.
Obviamente, adaptações nos sistemas operacionais atuais serão necessários, portanto, o IPv6 não substituirá o IPv4 deuma hora para outra. Cogitá-se até mesmo que o IPv4 não seja descartado após uma implementação significante do IPv6.
Para alguns, o IPv6 trará complexidades até então nãoexistentes aos administradores de rede, mas deve-se observar que este protocolo terá algumas auto-configurações e outros meios que facilitarão a montagem de uma rede.
tracking img